Palmas, 23/09/2017

Últimas

Araguaína

Macrodrenagem de Araguaína poderá ter investimento de banco internacional

  • Em audiência em Brasília, o prefeito Ronaldo Dimas recebeu o apoio do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para encaminhar projeto para financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina

Thatiane Cunha

Macrodrenagem de Araguaína poderá ter investimento de banco internacional



Thatiane Cunha/Ascom

Cumprindo agenda em Brasília nesta quinta-feira, 23, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, conseguiu o apoio do ministro do Planejamento, o araguainense Dyogo Oliveira, para encaminhar o projeto de macrodrenagem da cidade para o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF (Comunidade Andina de Fomento). Segundo o ministro, o banco poderá financiar o projeto da Prefeitura, que tem como objetivo resolver um dos problemas crônicos da cidade, os alagamentos.
 
"Tivemos uma reunião muito objetiva hoje com o prefeito Ronaldo Dimas tratando de um projeto que vai diminuir e quiçá acabar com o problema de inundações em Araguaína. Encaminhamos o projeto para um financiamento internacional e acreditamos que dentro de um prazo de doze meses já esteja aprovado e a Prefeitura possa iniciar a aplicação do recurso", confirmou Oliveira.
 
O prefeito Ronaldo Dimas ainda contou com o apoio de técnicos do Ministério para que assessorem no encaminhamento do projeto para a busca de recursos com prioridade. "Estamos buscando cumprir os prazos e conseguir esses recursos que são de muita importância para a qualidade de vida do araguainense. Não mediremos esforços para que possamos passar por todas a instâncias do processo com êxito", disse Dimas.
 
O prefeito ainda explicou sobre o projeto aos técnicos do Ministério, que vai além de canalização de córregos, mas contará ainda com bacias detenção da água das chuvas e áreas de proteção ambiental.
 
CAF

Também nesta quinta-feira, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no escritório brasileiro da CAF, onde apresentou a diretores o projeto de macrodrenagem de Araguaína, além de todo o planejamento da cidade. Com sinalização positiva de investimento, a cidade poderá ser contemplada com obras já neste ano.
 
"A cidade está com os projetos adiantados e justamente em uma das áreas que estamos priorizando, o saneamento", adiantou o executivo sênior do setor público da CAF,  José  Rafael Neto.
 
Agenda em Brasília

No dia anterior, Dimas, juntamente com o senador Vicentinho Alves e o deputado federal Aelton Freitas, esteve em reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. Durante a audiência, o ministro garantiu prioridade para a obra de modernização do Aeroporto da cidade, que atende toda a região, e liberação do orçamento para abril, quando deverá iniciar o processo de licitação das obras.
 
Ainda na quarta, Dimas também conseguiu sinalização positiva para liberação de recursos para mais duas escolas de tempo integral na cidade e de recursos para as obras já em andamento na cidade, tanto de escolas como de creches. O prefeito foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, e pelo assessor de orçamento da deputada federal Professora Dorinha, Carlos Manzini, na sede da instituição.
 
Ainda foi garantido que técnicos do FNDE irão à cidade para treinar técnicos municipais que operarão o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), que garante o andamento regular das obras e liberação de recursos dentro dos prazos previstos na execução das obras.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus