Palmas, 22/11/2017

√öltimas

Projeto Cerrado-Jala

MNAFTO participa pela primeira vez do Projeto Cerrado-Jalap√£o

  • Na oportunidade foram definidos os mapas e o calend√°rio de queima com foco na seguran√ßa da regi√£o

Jo Barbosa/MNAFTO

MNAFTO participa pela primeira vez do Projeto Cerrado-Jalap√£o



24.04.2017 ‚Äď Cleide Veloso/Governo do Tocantins
 
No √ļltimo s√°bado, 22, a equipe t√©cnica do Monumento Natural das √Ārvores Fossilizadas (MNAFTO), unidade de conserva√ß√£o gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins ‚Äď NATURATINS, realizou a primeira reuni√£o de planejamento participativo do Manejo Integrado do Fogo ‚Äď MIF com os propriet√°rios rurais da regi√£o, com o objetivo de identificar as √°reas sens√≠veis, entre outras de interesse em comum, para serem manejadas atrav√©s de queimas prescritas. Na oportunidade foram definidos os mapas e o calend√°rio de queima com foco na seguran√ßa da regi√£o.

Neste ano o MNAFTO participa pela primeira vez do Projeto Cerrado-Jalapão, com o desenvolvimento de atividades proposta pelo MIF, para aprimoramento das estratégias de prevenção dos incêndios florestais na sua área de abrangência.

O supervisor de Unidade de Conserva√ß√£o do MNAFTO, Herm√≠sio Alecrim Aires, fala dos planos para 2017. "O MNAFTO tem a miss√£o de proteger e conservar o patrim√īnio natural fossil√≠fero. Com a promo√ß√£o do di√°logo vamos alinhar as estrat√©gias de prote√ß√£o ambiental de interesse da (UC) com as demandas dos propriet√°rios rurais. Vamos fazer o poss√≠vel para programar todas as atividades propostas nos planejamentos participativos, dentro do tempo previsto. Assim como o monitoramento e a avalia√ß√£o dos resultados", afirmou.

Os aspectos ecológicos, culturais e de manejo são considerados pelo MIF, na proposta de prevenção a partir do uso de queimadas controladas com vistas a garantir a conservação e o uso sustentável do ecossistema. Esse primeiro encontro foi realizado na propriedade rural Bom Jardim.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus