Palmas, 12/12/2017

√öltimas

Protocolo do Fogo

Palmas reafirma compromisso contra queimadas aderindo ao Protocolo do Fogo

  • A assinatura do termo de ades√£o aconteceu no Parque dos Povos Ind√≠genas, na manh√£ desta quarta-feira, 9

Aline Batista

Palmas reafirma compromisso contra queimadas aderindo ao Protocolo do Fogo



Para garantir refor√ßo √†s a√ß√Ķes de preven√ß√£o e combate a queimadas, Palmas ratificou a ades√£o ao Protocolo do Fogo. A assinatura do termo de ades√£o aconteceu no Parque dos Povos Ind√≠genas, na manh√£ desta quarta-feira, 9. O protocolo reafirma o compromisso municipal no envolvimento, al√©m da Defesa Civil Municipal, de diferentes segmentos locais com a√ß√Ķes focadas na preven√ß√£o do uso do fogo, como as Secretarias Municipais de Educa√ß√£o, Sa√ļde, Desenvolvimento Rural e a Funda√ß√£o de Meio Ambiente.
 
O superintendente da Defesa Civil Municipal, Iranilto Sales, lembrou que o Protocolo do Fogo, al√©m de pontuar no ICMS Ambiental, √© um compromisso que refor√ßa as a√ß√Ķes de preven√ß√£o e combate √†s queimadas j√° desenvolvidas. "Tudo que est√° no protocolo o Munic√≠pio j√° desenvolve e, inclusive, j√° nos d√° bons resultados, como a brigada comunit√°ria em Taquaru√ßu Grande, que adota as primeiras medidas de controle antes de o fogo se propagar para, em seguida, nos comunicar a ocorr√™ncia para irmos combater. Outros exemplos s√£o palestras em escolas, blitze educativas, a√ß√Ķes no campo que orientam sobre uso alternativo ao fogo, visitas de agentes de endemias. S√£o a√ß√Ķes que envolvem v√°rios setores que t√™m a√ß√£o vocacionada para esse assunto", acrescentou Sales.
 
O prefeito Carlos Amastha reafirmou o compromisso com o protocolo e elogiou o trabalho j√° realizado pela Defesa Civil e pelas brigadas volunt√°rias que colaboram com a miss√£o em Palmas.. "Palmas tem um grande compromisso com esse protocolo. Queremos celebrar o tempo de seca sem queimadas", frisou.
 
O superintendente de Gest√£o Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Natal Castro, explicou que o cumprimento ao protocolo exige o envolvimento dos palmenses. "√Č uma a√ß√£o que envolve toda a sociedade civil e a comunidade para a preven√ß√£o dos focos de calor. Todas as secretarias nos ajudam a diminuir esse mal que afeta o meio ambiente e o homem. Estamos de portas abertas para trabalharmos juntos para diminuirmos ainda mais esses registros", disse.
 
Parcerias
 
Ao todo, 15 municípios tocantinenses aderiram ao Protocolo do Fogo, documento que registra o compromisso da sociedade local com a prevenção de queimadas e estimula a integração emergencial de diferentes setores para preservação de áreas verdes urbanas e rurais e da qualidade do ar, além do respeito à suspensão da queima controlada até 30 de outubro e da legislação que garante punição a responsáveis por queimadas florestais e urbanas. São parceiros do Protocolo do Fogo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Defesa Civil do Tocantins e o Exército.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus