Palmas, 17/10/2017

√öltimas

PEJ

Parque Estadual do Jalap√£o recebe melhorias na infraestrutura

  • Trata-se de obras executas por meio de parcerias realizadas com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), √≥rg√£o respons√°vel pela administra√ß√£o do Parque e gest√£o da Unidade de Conserva√ß√£o

SPEJ/Governo do TO

Parque Estadual do Jalap√£o recebe melhorias na infraestrutura



T√Ęnia Caldas / Governo do Tocantins

Os turistas que visitarem o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a partir desse feriado de carnaval encontrará o local com algumas melhorias. Trata-se de obras executas por meio de parcerias realizadas com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela administração do Parque e gestão da Unidade de Conservação.

Nos √ļltimos dias aconteceram reforma na pista de pouso, patrolamento das vias internas da sede do PEJ, patrolamento na frente da Base das dunas ‚Äď entrada para as dunas, na TO - 255, reforma e instala√ß√£o de porteira na entrada da sede do Parque, tamb√©m na TO - 255 e instala√ß√£o de porteiras de controle de acesso √†s dunas.

Segundo o gerente das Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, Marcelo Henrique Costa Rodrigues, a execução das obras irá refletir em melhorias significativas para o Parque. E só foram possíveis devido a uma parceria. "Foi muito relevante à parceria com a Prefeitura de Mateiros, que entrou com as máquinas", contou.
 
Outros recursos importantes foram √†s doa√ß√Ķes volunt√°rias feitas pelos turistas, que visitam as dunas, explicou. O gerente refor√ßou ainda que o objetivo dessas reformas √© oferecer melhores condi√ß√Ķes aos turistas que visitam o Parque Estadual do Jalap√£o.
 
Fazem parte deste rico patrim√īnio natural as dunas de areias douradas; rios e cachoeiras de √°guas cristalinas e in√ļmeras veredas, que abrigam o buriti e o capim dourado, mat√©ria-prima do artesanato tocantinense, conhecido internacionalmente. Produtos que s√£o fonte de renda para dezenas de fam√≠lias das comunidades quilombolas da regi√£o.
 
Dentro deste contexto de prote√ß√£o e monitoramento, o Naturatins tem como a√ß√Ķes a busca da sustentabilidade local, no sentido de unir as suas principais caracter√≠sticas, que s√£o suas belezas naturais, com as atividades desenvolvidas pelos moradores da regi√£o, que atuam como parceiros do Parque.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus