Palmas, 23/01/2018

Últimas

Palmas

Primeiro Dia Técnico de Manejo de Pastagens é realizado em Palmas

  • O manejo do pastejo e a adubação são fases muito importantes para o sucesso do empreendimento pecuário

Primeiro Dia Técnico de Manejo de Pastagens é realizado em Palmas



Eliane Tenório/Governo do Tocantins

O manejo do pastejo e a adubação são fases muito importantes para o sucesso do empreendimento pecuário. Os principais problemas na produtividade das pastagens são a ausência ou o uso inadequado de correção e adubação de manutenção, além do manejo inadequado das espécies forrageiras, desrespeitando os períodos de pastejo e descanso corretos. O resultado é a queda acentuada da capacidade de suporte e do ganho de peso animal após três ou quatro anos da formação da pastagem.

Com a proposta de orientar o produtor rural na tomada de decisões durante o manejo e a adubação das pastagens, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza nesta quarta-feira, 1º de novembro, o 1º Dia Técnico de Manejo de Pastagens. O evento ocorrerá no Centro Agrotecnológico de Palmas, a partir  de 8 horas.

De acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, é importante que o produtor rural seja bastante criterioso no desenvolvimento de suas atividades, e o Governo do Tocantins, por meio da Seagro, incentiva e apoia os produtores rurais trazendo informações e tecnologias para orientá-los nos cuidados que devem ter para obter maior produtividade e, consequentemente, melhorar seus rendimentos.

"A finalidade do encontro é mostrar, para o pecuarista, que, para obter bons resultados na pecuária, ele precisa entender que as pastagens devem ser trabalhadas da forma correta", afirmou a diretora, acrescentando que as pastagens são o grande patrimônio do pecuarista, "sendo necessário trabalhar bem o manejo e a adubação para ter bons pastos e manter os animais produtivos melhorando a produção de carne e leite, à base de pasto", destacou Érika.

Programação:

- Das 8 horas às 8h30 – Inscrições;

- 8h50 – Abertura;

- Das 9 às 10 horas – Palestra Manejo do Pastejo para intensificação do Sistema Produtivo - Palestrante: Engenheiro e MSc. da Embrapa, Marcelo Konsgen Cunha;

- Das 10h10 às 11h10 – Palestra Importância da adubação de pastagem para a melhoria do Sistema Produtivo - Palestrante: Zootecnista e professor da Católica/TO, Dr. em Ciência Animal Tropical, Jonathan Chaves Melo;

- Das 11h20 às 11h40 – Discussões;

- Das 11h50 às 12 horas  –  Encerramento.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus