Palmas, 18/11/2017

Últimas

Capacitação

Profissionais agrícolas iniciam capacitação de apoio às Boas Práticas e Beneficiamento nesta quarta

  • O curso que encerra na sexta-feira, 23, acontece no auditório da Cooperativa Agroindustrial em Pedro Afonso (Cooapa)

Elmiro de Deus

Profissionais agrícolas iniciam capacitação de apoio às Boas Práticas e Beneficiamento nesta quarta



Elmiro de Deus - Governo do Tocantins

Uma equipe de 40 extensionistas rurais de instituições voltadas para o setor agropecuário iniciam nesta quarta-feira, 21, a capacitação de "Boas Práticas Agrícolas e de Beneficiamento das culturas do arroz, feijão e mandioca". O curso que encerra na sexta-feira, 23, acontece no auditório da Cooperativa Agroindustrial em Pedro Afonso (Cooapa).  

O curso de capacitação, seguido de seis módulos, faz parte das ações do projeto de desenvolvimento de difusão de boas práticas nas culturas do feijão, arroz e mandioca no Tocantins. O projeto atua em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (UTRs) distribuídas nos municípios localizados na região Centro-Norte do Estado.

Segundo o diretor de Políticas para Pecuária e Agrogronegócio da Seagro, José Américo Vasconcelos, a capacitação dos técnicos contribui para a garantia da qualidade e competitividade dos cultivos agrícolas, levando as tecnologias aos produtores. "O incentivo, é, justamente para desenvolver as culturas do arroz, feijão e mandioca, tendo como princípio a organização das cadeias produtivas, uso de boas práticas agrícolas, agregação de valor à produção e a busca de sustentabilidade ambiental, social e econômica das atividades", disse.

Prática

Na quinta-feira, 23, na Unidade Experimental, acontece atividade prática, mostrando ao participante o passo a passo da prática produtiva. No local, além dos manejos adequados, os profissionais podem aprender a análise e interpretação do solo.

Na programação constam: apresentação de resultados das UTRs instaladas em todo Estado, experiência do projeto Agricultura de Baixo Carbono (ABC), preparo e manejo do solo, adubação e calagem e análise e interpretação do solo.

Participam da capacitação profissionais da Seagro, UnitinsAgro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Embrapa, (Sellar – análise de solo), Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, prefeitura de Pedro Afonso, Couto Magalhães e a Cooapa.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus