Palmas, 21/08/2017

Últimas

Plano Diretor

Projetos de irrigação e serviços rurais são debatidos em reunião sobre a revisão do Plano Diretor na Vila Agrotins

  • A Reunião Comunitária na Vila Agrotins foi a segunda de cinco reuniões programadas neste mês de agosto para a apresentação dos desafios e discussão das potencialidades de cada região de Palmas para a revisão do Plano Diretor da Capital

Projetos de irrigação e serviços rurais são debatidos em reunião sobre a revisão do Plano Diretor na Vila Agrotins



Predominante voltada para a agricultura familiar, a Vila Agrotins conta com aproximadamente 800 produtores e potencial para a piscicultura, nas áreas de aquicultura e pesca, produção agrícola irrigada, e para a logística, em razão da proximidade tanto do aeroporto quanto da TO-050. Pontos que foram apontados pelos técnicos que atuam na Revisão do Plano Diretor e também pela comunidade local durante a Reunião Comunitária realizada nesta segunda-feira, 7, na própria vila. 
 
Na ocasião, o presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços, Ricardo Ayres, ressaltou a importância de se "discutir a revisão do Plano Diretor com a população rural, principalmente no que diz respeito a questões como o tamanho do módulo rural atual e ao planejamento logístico para atender esse setor".

O planejamento de ações como a criação do Anel Viário, a implantação de projetos de irrigação, a criação de programas de fomento econômico, bem como para a implantação de serviços públicos específicos para o meio rural, foram algumas das demandas apresentadas.
 
"A revisão do Plano Diretor de Palmas representa uma excelente oportunidade para a população dessa região colocar suas necessidades e seus projetos. Aqui estamos do lado do Lago, não podemos poluir o Lago, mas podemos instalar fontes de recursos para essa gente. Aqui também é a região ideal para a instalação do cinturão verde definitivo de Palmas, para isso precisamos de um sistema de irrigação da propriedades. A regularização Fundiária também está  entre umas das nossas demandas", explicou o presidente da  Federação de Associações de Produtores Rurais do Tocantins , Pereira Lima.
 
Regularização fundiária
 
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, "a regularização fundiária das terras dessa região é uma das principais demandas quando se fala em Plano Diretor", além disso, o secretário destacou como proposta "o planejamento de serviços públicos específicos para o meio rural e a ampliação do olhar do perímetro urbano para o rural".
 
Já o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, Ephim Shluger, ressaltou que "mesmo muitas das contribuições tendo ocorrido em forma de reivindicações, são de grande valia para que a equipe técnica conheça melhor as demandas para a apresentação das propostas do Plano Diretor".
 
Reuniões
 
A Reunião Comunitária na Vila Agrotins foi a segunda de cinco reuniões programadas neste mês de agosto para a apresentação dos desafios e discussão das potencialidades de cada região de Palmas para a revisão do Plano Diretor da Capital. Na próxima quarta-feira, 09, a reunião será realizada no distrito de Buritirana. Confira o Calendário abaixo:
 
Cronograma das reuniões
 
09/08/2017 – 8 às 12 horas
Taquaruçu e Buritirana
Escola Municipal de Tempo Integral
Luiz Nunes de Oliveira (Buritirana)
 
12/08/2017 – 8 às 12 horas
Escola Municipal Beatriz Rodrigues da
Silva (Quadra 405 Norte)
 
19/08/2017 – 8 às 12 horas
ETI Anísio Teixeira (Avenida Antônio
Sampaio, APM 07 - Setor Bertaville)
 

--
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus