Palmas, 18/08/2017

Últimas

Incra

Ruraltins promove seminário de nivelamento sobre a Chamada Pública do Incra

  • De acordo com a extensionista, esse é o oitavo lote do Contrato nº 17.000/2015, com meta para atender 689 famílias dos municípios de Pequizeiros, Recursolândia, Santa Maria, Couto Magalhães, Tupiratins, Rio dos Bois e Goianorte

Divulgaçao/Ruraltins

Ruraltins promove seminário de nivelamento sobre a Chamada Pública do Incra



Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove nesta segunda-feira, 3, em Guaraí, cidade a 177 km de Palmas, um seminário de nivelamento conceitual, que dá início à execução das atividades do contrato da Chamada Pública do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), na região.   

De acordo com a engenheira de alimentos e extensionista do Ruraltins, Valdira Carvalho, o seminário conta com a participação de 12 extensionistas que prestarão Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às famílias de assentados selecionadas pela Chamada. "Esse evento é uma das metas do contrato e visa realizar o nivelamento conceitual da equipe. Nessa atividade, serão abordadas as políticas públicas do Incra para os assentados, a descrição e a metodologia proposta, a elaboração de cronograma de execução das atividades, modelos de relatórios, além de questionamentos, debates e palestras promovidas por representantes do Incra", disse.

Ainda de acordo com a extensionista, esse é o oitavo lote do Contrato nº 17.000/2015, com meta para atender 689 famílias dos municípios de Pequizeiros, Recursolândia, Santa Maria, Couto Magalhães, Tupiratins, Rio dos Bois e Goianorte. "Para o atendimento dessas famílias, os técnicos do Ruraltins farão um diagnóstico em que serão levantadas as demandas a serem trabalhadas com cada uma delas. A intenção é prestar uma assistência técnica especializada e direcionada às prioridades dessas famílias", acrescentou Valdira Carvalho.

O seminário é realizado em parceria com o Incra e se estende até sexta-feira, 7, com uma atividade prática, em que os participantes aplicarão questionário de Ater, em assentamento do município de Pequizeiro.

Chamada Pública

A Chamada Pública do Incra, em que o Ruraltins saiu vencedor, conta com recursos a serem aplicados no valor de mais de R$ 15,6 milhões.  Ao todo, 8.405 famílias moradoras de 129 assentamentos da Reforma Agrária no Tocantins, distribuídas em 39 municípios das regiões norte, sul, central e sudeste, receberão os serviços de assistência técnica e extensão rural do Governo do Estado, por meio do Ruraltins. 

 A Chamada Pública tem por objetivo a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural às famílias de Projetos de Assentamento Federais criados pelo Incra, como forma de promover a segurança alimentar e nutricional, a inserção no processo produtivo de forma estruturada, focada no desenvolvimento rural sustentável. O período de execução será de 12 meses.

Municípios

Ao todo, serão atendidos os seguintes municípios: Araguaína, Arapoema, Araguaçu, Babaçulândia, Filadélfia, Nova Olinda, Palmeirante, Piraquê, Wanderlândia, Araguatins, Augustinópolis, São Bento do Tocantins, Axixá, Carrasco Bonito, Itaguatins, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo, Couto Magalhães, Goianorte, Pequizeiro, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria, Tupiratins, Chapada da Natividade, Dianópolis, Natividade, Santa Rosa, São Valério, Taguatinga, Araguaçu, Dueré, Figueirópolis, Peixe, Talismã, Aragominas, Muricilândia, Gurupi  e Santa Fé do Araguaia. 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus