Palmas, 12/12/2017

Últimas

Pecuária Leiteira

Segunda etapa do Leilão Holandês Alvorada será em 23 de maio

  • Está agendado para o dia 23 de maio, às 19 horas, a segunda etapa do Leilão Holandês Alvorada, com transmissão pela MF Rural

Segunda etapa do Leilão Holandês Alvorada será em 23 de maio



Está agendado para o dia 23 de maio, às 19 horas, a segunda etapa do Leilão Holandês Alvorada, com transmissão pela MF Rural (www.mfrural.com.br), quando serão ofertadas 60 vacas holandesas com uma média diária de 30 litros de leite em duas ordenhas. O gado da Fazenda Alvorada, se diferencia pela rusticidade, fácil adaptação ao clima quente e a capacidade de produzir muito leite fora do ambiente Free Stall. Duas semanas antes, o gado estará disponível para pré-lance. A organização é de José Eduardo Matuck, da Nova Leilões. Na compra de 10 ou mais em todo o circuito, o investidor concorrerá ao sorteio de uma novilha no ponto de inseminação.

Já são cinco anos no mercado de leilões, ofertando uma genética criteriosamente selecionada há mais de quadro décadas, atendendo produtores em todo o País, como visto na primeira etapa do Leilão Holandês Alvorada, realizada em abril. O gado teve como destino os estados de  São Paulo, Minas Gerais,  Goiás, Espírito Santo, Paraná , Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Além de índices  de produtividade, o programa de melhoramento genético da propriedade contempla aprumos, sanidade, longevidade e adaptação ao calor. "Nossa região é quente, chega a marcar 30º, e a vacada percorre uma distância de dois quilômetros todos os dias, do confinamento até a ordenha", destaca o gerente Odílio Marin, responsável pelo manejo, ressaltando que o gado recebe silagem e ração no cocho, com acesso livre ao pasto.

Genética moderna, funcional e produtiva

Tamanha é a pressão de seleção na Fazenda Alvorada que as vacas produzem quase o dobro da média desejável à raça holandesa. Clientes que trabalham com outros modelos, como free-stall, conseguiram elevar a produção de 30 litros para 50 litros/dia, sinal evidente do potencial genético do plantel, que reúne atualmente 310 matrizes e uma produção média de 9.000 litros/dia. "Produtividade é apenas uma parte da equação. A seleção da Fazenda Alvorada supera o desafio de aliar performance, fertilidade e sanidade em indivíduos rústicos e de fácil adaptação", explica o agrônomo com especialização em Zootecnia Ricardo Pompeo, representante da ABS Pec Plan em São Paulo.

Ele acompanha os acasalamentos da propriedade há doze anos através de um dos mais da atualidade. "Avaliamos o sistema mamário e mais de 15 caraterísticas corporais de grande impacto, como aprumos, nivelamento de garupa, profundidade, força, angulosidade e estatura. Outro fator importante é a produção de leite aliado ao pedigree dos animais. Com essas informações fazemos um ranking dos animais baseado nas condições de manejo e nas metas da propriedade", explica Ricardo.

O melhoramento genético do plantel ocorre através de inseminação artificial, com uso de genética dos melhores raçadores, como Bolton, um dos poucos reprodutores competentes em transmitir volume de leite e qualidade de úbere ao mesmo tempo, e Shottle, considerado um divisor de águas na raça, ao transferir saúde, longevidade e fertilidade.

2° LEILÃO VIRTUAL HOLANDÊS ALVORADA
Data: 23 de maio, às 19 horas
Em oferta: 60 vacas holandesas em lactação
Transmissão: www.mfrural.com.br
Promoção: Fazenda Alvorada, de Bragança Paulista (SP)
Telefone: (11) 4031-1557 ou (11) 40312921 
E-mail: f.alvorada@terra.com.br
Leiloeira: Nova Leilões
Cadastro e Lances: Cadastro e Lances: (11) 4245-4150 ou (11) 9 8337-5783, com José Eduardo Matuck

Pec Press ® - Imprensa Agropecuária


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus