Palmas, 20/11/2017

Últimas

Resolve Tudo

Vacinação e primeiros socorros atraem comunidade na 2ª Edição do Resolve Tudo

  • Vacinação contra o HPV e a meningite e orientações quanto aos primeiros socorros foram os serviços da área de saúde mais procurados pela comunidade na manhã deste sábado, 12

Aline Batista

Vacinação e primeiros socorros atraem comunidade na 2ª Edição do Resolve Tudo



Redação Semus

Vacinação contra o HPV e a meningite e orientações quanto aos primeiros socorros foram os serviços da área de saúde mais procurados pela comunidade na manhã deste sábado, 12, durante a 2ª Edição do Resolve Tudo, que acontece na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, localizada na quadra ACSU – NO 40.

A professora Giseli Mangabeira ouviu atentamente as orientações do enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Mauro Maués, que ensinou o passo a passo para socorrer vítimas de acidentes de trânsito, afogamento, parada cardíaca, entre outros. "É importante a gente saber o que fazer numa situação difícil. Quem tem filhos pode correr o risco de acontecer uma coisa assim nesse sentido e você está preparada para atender a criança ou adulto. Pelo menos o básico é importante saber", disse Gisele que ainda levou os filhos adolescentes para vacinar.

Quem se vacinou também foram os alunos da ETI Padre Josimo, Ana Flávia Nunes, Diogo Souza e Kauan Valadares, com idade entre 13 e 14 anos. "Acredito que todas as vacinas são importantes para prevenir doenças e nos deixar mais saudáveis", ressaltou Ana que tomou a segunda dose contra HPV.

"A gente sabe que prevenir é sempre importante, mas na verdade se não fossem nos chamar provavelmente a gente nem lembraria de tomar a vacina", ressaltaram Diogo e Kauan, que para ajudar nas despesas de formatura do 9º ano estavam vendendo peixes criados no sistema bag fish na própria escola.

E quem teve a iniciativa de chamar os alunos na feirinha montada na escola foi o técnico em enfermagem, Leno Borges Rodrigues, que atua no Centro de Saúde da Comunidade da Arno 74. "Esses meninos são assim, só vacinam em grupo, porque um encoraja o outro. Dificilmente eles vão na unidade se vacinar, por isso, momentos como esse é ideal para garantir a imunização deles", disse, lembrando que o público alvo dessas duas vacinas são meninas de 9 a 14 anos e 11 meses e meninos de 12, 13 e 14 anos.

No Resolve Tudo, além da vacinação e dos primeiros socorros, a Semus ainda oferece os seguintes serviços: oficina de shantala, escovação supervisionada, orientação e avaliação para Hanseníase, palestra sobre medicalização de crianças e, em parceria com o Instituto Embeleze, agendamento de cortes de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas.

Demais ações

O Resolve Tudo segue até às 17h com centenas de serviços para o cidadão nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, cultura, lazer, esportes e empreendedorismo. O projeto é uma realização da Gestão Municipal e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Segurança Pública (via Instituto de Identificação); Defensoria Pública, Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas (Comam); Receita Federal; Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO); Sebrae Tocantins;  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon); Marinha; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus