Palmas, 23/09/2017

Viver

Livro

Descubra como escolher o livro ideal para cada faixa etária

  • É muito importante que as pessoas sejam incentivadas a desenvolver o hábito pela leitura desde cedo

Descubra como escolher o livro ideal para cada faixa etária



É muito importante que as pessoas sejam incentivadas a desenvolver o hábito pela leitura desde cedo. Uma pesquisa realizada pelo Ibope para o projeto Retratos da Leitura no Brasil mostra que apenas um terço dos leitores brasileiros recebeu incentivo para sua formação literária na infância. Já aqueles que tiveram pouco contato com a literatura se tornaram adultos com pouco interesse na leitura. 

Cada idade exige conteúdos e abordagens específicos para atrair o interesse da criança e contribuir para o seu desenvolvimento. Isso significa que todos os detalhes de um livro, desde a estruturação das páginas, figuras atrativas, facilidade de compreensão, tipo de fonte, quantidade de páginas e muitas outras particularidades que, às vezes passam despercebidas pelos adultos, devem ser observadas atentamente.

O momento de leitura compartilhada representa também um tempo para estreitar os laços entre pais, educadores e família em geral com os pequenos, fortalecendo vínculos que enriquecem emocional e mentalmente as crianças.

Faixas etárias

Crianças até 3 anos

Antes mesmo da criança ser alfabetizada, essa fase é o momento de ambientá-la e promover o contato com os livros, ainda que apenas como ouvinte durante a história.

Para essa idade de descobertas, os livros indicados são as versões interativas que exploram experiências sensoriais e visuais por meio de desenhos, texturas, sons e outras características que incentivam e desenvolvem diversas habilidades importantes.

Crianças de 4 a 6 anos 

O poder de assimilação das crianças começa a crescer durante esse período. Já é possível inserir livros com enredos educativos e frases simples na companhia dos pais. Para prender a atenção, as ilustrações continuam fundamentais, pois nesta fase elas estão iniciando seu processo de alfabetização. Assim, poder associar as imagens ao texto vai ajudá-las na interpretação.

Crianças com mais de 7 anos

No Brasil, é comum que as crianças já estejam alfabetizadas ou, pelo menos, em processo. A quantidade de frases, o tamanho e a compreensão ficam mais consistentes à medida que vão, também, construindo sua personalidade e demonstrando interesse por determinadas leituras. É muito importante que os pais deem autonomia nesse momento para a criança escolher o que deseja ler, aumentando a variedade de estímulos. Leituras um pouco mais complexas tão são bem-vindas. Elas influenciam no nível de aprendizado.

Crianças a partir de 10 anos

Com a personalidade bastante desenvolvida, já demonstram preferências na hora de decidir qual livro escolher. Enredos que estimulam a criatividade e imaginação são encontrados nas histórias clássicas juvenis. Sem temas muito densos, os mais comuns são fantasia, ficção, mistério e suspense.

O hábito de ler é um grande ganho para a vida toda de uma pessoa. E existem diversos métodos que podem auxiliar no processo de incentivo ao hábito de ler. A Leiturinha, por exemplo, é uma ótima opção para incentivar o hábito da leitura desde cedo. O clube de livros infantis entrega mensalmente, para todo Brasil, kits de livros selecionados de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada leitor. Com foco na curadoria dos livros, a equipe de especialistas da Leiturinha também prepara uma carta pedagógica que acompanha cada Kit, auxiliando a família com dicas de atividades e dicas de como explorar ao máximo o conteúdo do mês. Assinatura do clube Leiturinha pode ser feita por meio do site leiturinha.com.br.

Reserve um tempo para sentar e estimular o gosto pela leitura através de brincadeiras, conteúdos interessantes e livros adequados! Seu pequeno leitor só tem a ganhar.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus