Palmas, 18/11/2017

Viver

Capacitação

Empresários e donos de atrativos turístico fazem capacitação para melhorar hospitalidade em Taquaruçu e Taquaruçu Grande

  • A capacitação começou nesta terça-feira, 24, e será concluída nesta quarta-feira, 25, das 13 às 21 horas, no Ponto de Cultura Canto das Artes

Aline Batista

Empresários e donos de atrativos turístico fazem capacitação para melhorar hospitalidade em Taquaruçu e Taquaruçu Grande



Mais de 20 pequenos empresários e proprietários de atrativos turísticos dos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, em Palmas, participam da capacitação "Noções Básicas de Turismo e Sustentabilidade", oferecida por meio da parceria entre a Prefeitura de Palmas e o Sebrae-TO. A capacitação começou nesta terça-feira, 24, e será concluída nesta quarta-feira, 25, das 13 às 21 horas, no Ponto de Cultura Canto das Artes.
 
A capacitação é ministrada por uma empresa especializada no desenvolvimento integral de destinos turísticos e avalia a qualificação do atendimento ao turista, preservação ambiental e hospitalidade. "Durante toda a capacitação, que é bem dinâmica, acontece uma troca de informações e todos falam de suas experiências. O instrutor os orienta sobre qual o cenário local, como receber bem, como eles atuam, sobre a importância de melhorar o serviço e, principalmente, sobre hospitalidade, de como receber bem o turista", ressalta a diretora de Estrutura Turística da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Ana Rúbia Macedo.
 
Potencial e oportunidades
 
"Há ainda uma oportunidade enorme para as pessoas trabalharem para maior permanência nesses distritos, abrindo possibilidade de agroecologia e produção de orgânicos. Taquaruçu está mais consolidado pelo ecoturismo e turismo cultural, mas é importante trabalhar agora a inserção de Taquaruçu Grande neste processo, fixando uma rota da região que segue para o Jalapão. Por isso, existe muito a se oferecer mais é preciso organizar, porque ainda faltam serviços que poderiam estar abertos durante a passagem do turista por aqui. Ou seja, tem demanda, mas não tem oferta ainda. Então é preciso organizar esse processo para que a coisa aconteça com mais qualidade", aconselha o sócio-diretor da Esfera Consultoria André Jordani.
 
O consultor lembra que existem muitas oportunidades nos dois distritos, especialmente de recepção turística e logística entre os atrativos. "Essas são oportunidades que devem ser melhor estudadas e compreendidas pelos empreendedores para sanar necessidades que o turista tem", frisa Jordani, sobre a possibilidade de se investir em transporte turístico e agenciamento em Taquaruçu  e entre Taquaruçu e Taquaruçu Grande.
 
Projeto de estruturação
 
A capacitação faz parte do Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu, que tem como objetivo de estruturar a atividade turística na região através de capacitações e supervisões técnicas. A proposta é garantir a atualização constante de agentes e microempresários que atendem visitantes das atrações locais sobre como a qualidade do atendimento ao turista.
 
O projeto garantiu ainda o mapeamento georreferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualização da descrição das características físicas, nível de dificuldade de trilhas de acessos, capacidade de carga de atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades locais. De modo que seja garantida a atuação com ênfase na formação e fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias locais e identificando novas oportunidades de atuação, além de orientação aos empreendedores e disseminação de conhecimento.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus