.

Palmas, 26/03/2017

Viver

IFTO

Encenações de clássicos da literatura marcam a IV Jornada Literária do Campus Paraíso do IFTO nessa sexta, 17

  • Alunos do Campus Paraíso do IFTO e da Escola Estadual São José Operário acompanharão a programação

Encenações de clássicos da literatura marcam a IV Jornada Literária do Campus Paraíso do IFTO nessa sexta, 17



Acontece na próxima sexta-feira, 17, a partir das 8h30min, no auditório do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a IV Jornada Literária da instituição, com o tema "Releituras e Vivências" o evento busca incentivar o interesse pela leitura de grandes clássicos da literatura nacional e internacional de forma lúdica e contextualizada.

Alunos do Campus Paraíso do IFTO e da Escola Estadual São José Operário acompanharão a programação. Além disso, podem participar do evento profissionais da educação que trabalham com o ensino da literatura, tendo em vista que na programação estão previstos momentos de debate e reflexão sobre os desafios dos professores dessa disciplina.

Um dos pontos fortes de todas as edições da Jornada Literária são as encenações teatrais apresentadas pelos alunos do campus. Na preparação para o dia da apresentação, além da escolha e leitura das obras, os estudantes tiveram encontros com professores de literatura, artes, história e sociologia, a fim de entenderem melhor a história e contexto de cada época. Também haverá apresentações musicais, de dança, recitais de poesia, exibições de vídeo e rodas de conversas com autores regionais.

A professora Márcia Sepúlvida, uma das organizadoras do evento, explica que o estudo da literatura no ensino médio muitas vezes é algo que os alunos não gostam muito, por não compreenderem a importância ou não perceberem a relação disso com a realidade em que vivem, por isso a proposta da jornada é levar o estudante a ter um olhar crítico para o conteúdo das obras de uma maneira leve e interdisciplinar.

Segundo ela, professores das áreas de literatura, história, artes e sociologia estão envolvidos no projeto, isso porque o que se pretende é que os alunos e profissionais consigam associar a realidade da obra com o contexto sócio-cultural em que eles vivem e tenham mais prazer nas leituras desses clássicos. Entre as obras que serão trabalhadas na jornada estão Os Lusíadas, de Luis Vaz de Camões, Os Sertões, de Euclides da Cunha, Capitães de Areia, de Jorge Amado, entre outros. 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus