Palmas, 18/11/2017

Viver

Catolicismo

Festejos do Senhor do Bonfim têm início neste domingo

  • O festejo de Natividade já é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750

Manoel Jr

Festejos do Senhor do Bonfim têm início neste domingo



Tradição entre devotos, a Romaria do Senhor do Bonfim se inicia neste domingo, 6, no povoado do Senhor do Bonfim, a 24 km de Natividade, e no distrito de Bonfim, em Araguacema; e ainda, no próximo dia 11, em Fortaleza do Tabocão. Movidos pela fé, romeiros caminham longas distâncias e pagam promessas em agradecimento a graças recebidas.  

 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney Fernandes, as romarias são manifestações culturais de grande importância no Estado e estão inseridas no Calendário Cultural do Tocantins. Ela explica que essas manifestações têm importância religiosa, cultural e, também, econômica para essas regiões. "As Romarias estão entre as mais importantes manifestações culturais do Estado e marcam, para os romeiros, a memória das tradições religiosas como uma fonte histórica presente em nosso dia a dia", destacou a superintendente.

 

A mais conhecida, a Romaria de Natividade atrai milhares de fiéis. Os romeiros rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. A programação, que segue até o dia 17, quinta-feira, envolve missas, novena, festas, caminhada penitencial, batizados e homenagens ao Senhor do Bonfim.

 

O festejo de Natividade já é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750. De acordo com a tradição local, um vaqueiro teria encontrado uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer inexplicavelmente em Bonfim. Daí os devotos começaram a seguir a pé até o povoado.

 

Em Araguacema, a 290 quilômetros de Palmas, a romaria do Senhor do Bonfim também se encerrará dia 17 de agosto. O festejo remonta a 1932, quando um morador teria encontrado uma imagem, somente com o tronco, de Jesus, batizada de Jesus do Bonfim. A imagem teria sido relacionada a São Lázaro, que morreu de lepra e é protetor dos pobres, desvalidos e dos cães. A Romaria também se concentra  próximo à sede do município e envolve rezas, missas e cumprimento de votos por graças alcançadas.

 

Já em Fortaleza do Tabocão, a 38ª Romaria do Senhor do Bonfim segue até 15 de agosto. A programação contará com celebrações temáticas, shows e cavalgadas.

 

Apoio

O festejo de Natividade costuma atrair milhares de romeiros e por isso é considerado o maior do Estado. Neste ano, Natividade contará com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) ´para o bom andamento do festejo. 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus