Palmas, 12/12/2017

Viver

Palmas

Mudanças climáticas em Palmas contribuem para a transmissão de doenças, saiba como se prevenir

  • O médico da Saúde da Família Adojhones Santos orienta que várias doenças nessa época se intensificam, como resfriados e gripes

Mudanças climáticas em Palmas contribuem para a transmissão de doenças, saiba como se prevenir



Redação Semus

As mudanças climáticas constantes em Palmas, entre dias chuvosos e mais frios e dias ensolarados e quentes, acabam contribuindo para a transmissão de doenças neste período, como resfriados, gripes e principalmente as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.
 
O médico da Saúde da Família Adojhones Santos orienta que várias doenças nessa época se intensificam, como resfriados e gripes. "Mas não podemos nos esquecer de outras doenças que podem ser recorrentes nesse período de mudança climática, dentre elas podemos destacar as infecções virais mais conhecidas como arboviroses, que são elas: dengue, chikungunya e zika vírus. Quando um paciente apresenta um quadro de febre, dor no corpo, manchas e prurido pelo corpo, deve passar pela avaliação do médico para identificar essa infecção viral."
 
Ele também adverte que quando a pessoa apresentar vômito persistente, com sangue, dores abdominais, sangramento nasal acompanhados de febre e dor no corpo, é necessário procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pois podem ser sintomas de dengue grave, também conhecida como hemorrágica.
 
Estudos mostram que os cuidados para evitar gripes e resfriados passam longe de medidas como uso de máscaras, suplementos vitamínicos e consumo indiscriminado de medicamentos. O médico Adojhones Santos orienta sobre algumas formas simples de prevenção:
 
- lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércio, bares e restaurantes, aeroporto, terminais, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);
 
- proteger a boca ao tossir e espirrar. Usar o antebraço ou lenços de papel descartáveis;
 
- se usar as mãos para tapar a tosse, espirro e limpar o nariz, lave-as para não espalhar o vírus;
 
- evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas, secreção, febre e mal-estar;
 
- manter-se hidratado com água e outras bebidas saudáveis, como chás;
 
- buscar bons momentos de descanso, mesmo que sejam breves, e investir numa boa qualidade do sono;
 
- evitar os excessos alimentares, consumo de açúcar, álcool, tabaco e outras drogas, incluindo analgésicos, xaropes etc., sem orientação profissional.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus