Palmas, 13/12/2017

Viver

OSPalmas

Observatório Social de Palmas completa 2 anos e divulga resumo de suas ações

  • Finalizado mandato da 1 º administração, Presidente do OS fala sobre seu trabalho à frente da instituição


O Observatório Social de Palmas/TO (OSPalmas), organização sem fins lucrativos, completou ontem, 16/04/2017, dois anos de sua criação. Em Palmas/TO, o Observatório Social conta com apoio Institucional e Técnico da sociedade e de várias entidades como Sebrae/TO, Fieto, Fecomércio/TO, Planej Contabilidade, Sistema OCB/TO, CGU, CGE, MPF, MPE, Conselho Regional de Contabilidade, OAB/TO, AGU/TO e outras. O Observatório Social de Palmas contribui no apoio à Educação Fiscal do cidadão estimulando o controle social, assim como analisando os editais de licitações da Prefeitura, buscando fomentar a participação do comércio local nos processos. 
Entre os relatórios e projetos realizados pelo OSPalmas, nesses dois anos de trabalho, podemos destacar alguns como:

PROJETOS:

- BLITZ EDUCATIVA DO OSPALMAS (nas ruas em contato com o cidadão, levando cartilhas e portfólios educativos sobre o Controle Social e como o cidadão pode contribuir);
- OSPALMAS ITINERANTE (palestras destinadas ao público empresarial sobre processos de editais e licitações);
- PRESTANDO CONTA (o Observatório, por meio de palestras, leva ao conhecimento do cidadão todos os trabalhos desenvolvidos, assim como discute temas relevantes como participação social na gestão pública,  ações anticorrupção, capacitação do cidadão).

RELATÓRIOS:

- ANÁLISES DA TRANSPARÊNCIA DE ESCALA MÉDICAS EM POSTOS DE SAÚDE DE PALMAS;
- ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DO QUADRO DE SERVIDORES E DO ALUGUEL DA CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS;
- ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS;
- ANÁLISE DA PRODUÇÃO LEGISLATIVA DOS VEREADORES DE PALMAS;
- ANÁLISE DE EDITAIS E PROCESSOS LICITATÓRIOS DA PREFEITURA DE PALMAS.

Para a Presidente do Observatório Social de Palmas, Ana Isabel Friedlander, a  importância da participação do cidadão nos processos da gestão pública é o principal motivo para o trabalho do OSPalmas, e nisso, de uma certa forma, o Observatório tem instigado e estimulado o cidadão a discutir e participar. Para ela, ainda há muito para ser feito, mas percebe que quando a pauta é levada para sociedade, a  evolução do cidadão para discutir políticas públicas tem sido perceptiva.

E como exemplo da sequência de trabalhos do Observatório, foi encaminhada a Secretaria de Transparência e Controle Interno de Palmas, na última quinta-feira (13/04/2017), análise  do Portal da Transparência do município em que são elencadas melhorias que precisam ser efetivadas.

No Tocantins foi inaugurado em março/2017 o Observatório Social de  Araguaína, e cidadãos de Gurupi estão iniciando a mobilização para criação de um Observatório também. 

--------------------------------------------------------------------------
O Observatório Social de Palmas, criado em abril de 2015, é unidade filiada à Rede do Observatório Social do Brasil que existe há mais de 10 anos e coordena 120 unidades no país, tendo mais de 3000 voluntários associados. Nos últimos 3 anos a Rede OSB ajudou a economizar dos cofres públicos municipais mais de 1 ,5 Bilhão de Reais. O objetivo é realizar e incentivar o exercício do controle social, atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

O OS faz uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço. Trabalha também no monitoramento das atividades da Câmara de Vereadores e na Educação Fiscal,  a fim de melhorar a gestão pública e, consequentemente, a vida da população local. 

Mais informações pelo telefone: (63) 3014-5763 ou pelo e-mail observatoriosocialpalmas@gmail.com


Comunicação
OBSERVATÓRIO SOCIAL DE PALMAS/TO


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus