Palmas, 22/11/2017

Viver

Lazer

Parque dos Povos Indígenas será entregue à população quarta-feira, 9

  • O Parque dos Povos Indígenas é um legado do Primeiro Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que aconteceram em Palmas em 2015, e terá um viés totalmente voltado para a sustentabilidade

Parque dos Povos Indígenas será entregue à população quarta-feira, 9



No Dia Internacional dos Povos Indígenas celebrado nesta quarta-feira, 9, será inaugurada a primeira etapa do Parque dos Povos Indígenas (PPI), a partir das 18h30, com a participação do presidente do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena,Marcos Terena e do coordenador dos Jogos dos Povos Indígenas e dos Jogos Tradicionais Indígenas do ITC, Carlos Terena que estarão a frente do ritual da Consagração do Parque.
 
O parque conta ainda com a Feira das Cores que terá 30 barracas com mix de produtos diferenciados como naturais, orgânicos, entre outros. Serão vendidas tapiocas e paçocas, sanduíches naturais, sucos naturais, salgados assados, pães, geladinhos e picolés gourmet, sorvetes, açaí, doces, tortas, bolos, frutas, caldos e pamonhas. Quanto a bebidas, serão vendidos água com e sem gás, sucos naturais, cremes, chocolate quente e frio, cafés e chás. Além disso, haverá barracas para venda de animais, tipo pet shop, artesanatos e decoração. A feira funcionará às quintas-feiras e aos sábados, a partir das 17 horas, e aos domingos, a partir das 7 horas.
 
O Parque dos Povos Indígenas é um legado do Primeiro Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que aconteceram em Palmas em 2015, e terá um viés totalmente voltado para a sustentabilidade. Integra o PPI a Praça da Árvore, localizada na Avenida LO-04, esquina com a NS-04, região Norte da Capital.
 
O PPI terá seis passagens que vão desde a nascente do Córrego Sussuapara, na Praça da Arvore, até o lago de Palmas, integrando homem e natureza. Nas próximas etapas o parque será conectado com outras áreas verdes da cidade, como Água Fria, Orla, Brejo Comprido e Prata. Essa conexão vai fazer de Palmas a cidade detentora de uma das maiores florestas urbanas do Brasil.
 
Muitos outros equipamentos serão implantados, como biblioteca, museu, laboratórios de ciências naturais, pontos de atendimentos ao ciclista e ao idoso, coleta seletiva de lixo, videoteca ambiental, eco-bistrô, e cine-bistrô.
 
Infraestrutura do Parque
 
O parque formará um corredor ecológico para tráfego de animais e implantação de diversos equipamentos esportivos e culturais. As obras serão feitas em oito etapas e cada uma homenageará as etnias indígenas do Tocantins. O espaço contará com novo paisagismo e iluminação de LED, pista profissional de skate 600m²; duas quadras de areia para vôlei e futevôlei, com arquibancada; duas quadras de areia para prática de peteca e badminton; playground, academias ao ar livre, redário, quadra de areia com suporte para a prática de slackline, banheiros, estacionamento, bicicletário, pista de caminhada, ciclovia e banheiros públicos.
 
Parque dos Povos Indígenas (PPI)
 
Primeiro parque linear do Tocantins, primeiro corredor ecológico da região Norte; primeira etapa de implantação da maior floresta municipal do Mundo. O parque busca referências no PASSADO, através de uma grande homenagem aos povos originários do Brasil, destacando sua enorme contribuição na formação da nossa cultura, num parque destinado a conscientizar nossa sociedade das muitas práticas sustentáveis do PRESENTE, com o objetivo de preservar a vida humana na Terra, com qualidade, para o FUTURO.
 
O PPI estará para Palmas, como o programa Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) está para o Planeta, um espaço de mobilização e fomento de reflexão, conscientização e sensibilização popular, bem como, socializador do acesso a informações ligadas à questão ambiental e às práticas sustentáveis. Uma conexão da Prefeitura de Palmas com a população local, para o desenvolvimento de suas políticas e ações em prol da sustentabilidade ambiental e social.
 
Programação completa
 
6h – Caminhada no Parque
7h – Coletiva de Imprensa
16h – Visita guiada pela FMA com alunos da rede municipal
16h – Slackline / Futevôlei
18h – Beach Tennis / Vôlei
18h – Artesanato e pintura corporal indígena
18h30 – Ritual de Consagração do Parque feita por índios
19h – Solenidade de Inauguração
19h40 – Descerramento da Placa
19h50 – Descerramento da Lança
20h – Pista de Skate com Sandro Dias
20h – Beach Tennis / Vôlei / Badminton / Slackline
 
--
Secretaria Municipal de Comunicação de Palmas


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus