Carregando...

EDUCAÇÃO

Durante o evento, também foram anunciados os detalhes do projeto de construção do Parque Tecnológico do Tocantins, que será implantado em Palmas

Ademir dos Anjos/Secom.

Governador Laurez Moreira, participou da abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus Palmas.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou na segunda-feira, 20, da abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Câmpus Palmas. Durante o evento, o chefe do Executivo ressaltou o papel fundamental da universidade na formação dos estudantes para atuarem em áreas estratégicas e anunciou os detalhes do projeto de construção do Parque Tecnológico do Tocantins, uma iniciativa do Governo do Tocantins orçada em R$ 30 milhões.

O parque será implantado na região norte da capital e recebeu recentemente a autorização de ocupação do espaço pela prefeitura de Palmas. Com os projetos elétricos, hidráulicos e sanitários já concluídos e protocolados na Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), a expectativa é que a autorização para o início das obras seja assinada em breve.

O polo tecnológico reunirá empresas inovadoras em uma área de 424 mil m², criando um centro integrado de desenvolvimento voltado para produtos e serviços em diferentes áreas. O objetivo é formar um hub de inovação, estimulando a criação de soluções modernas que impulsionam o crescimento urbano e tecnológico do estado.

O governador também reforçou a importância do fortalecimento da Unitins, com destaque para a construção do Câmpus de Augustinópolis. A obra será executada em um terreno de 30 mil m², com estrutura moderna e com foco em acessibilidade. “Até dezembro iremos lançar o edital da unidade de Augustinópolis. Acredito que cada região tem sua vocação e o nosso papel é descobrir e desenvolver essas potencialidades com ciência, tecnologia e modernização”, pontuou.

A 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da  Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), com programação direcionada para todas as áreas do conhecimento.

Ciência, tecnologia e inovação

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unitins acompanha o calendário da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que neste ano tem como tema Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, e segue com programação até a sexta-feira, 24.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, salientou que o evento é de grande importância para o Tocantins, pois permite que pesquisadores e acadêmicos apresentem seus trabalhos e resultados. “Vejo este momento como um marco importante, não apenas para a Unitins, mas para todo o estado. Estamos apresentando a produção científica da nossa universidade e de outras instituições, dentro da temática da água e do desenvolvimento sustentável”, evidenciou.

“Vejo que o nosso papel é apoiar e fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação no Tocantins. O governador Laurez Moreira e toda a equipe têm dado total apoio a esse trabalho e os resultados já começam a aparecer”, declarou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Elvio Quirino Pereira.

Programação

Durante cinco dias, o Câmpus Palmas da Unitins sedia diversos eventos acadêmicos e científicos, como o Encontro Estadual das Licenciaturas; o 1º Congresso de Direito, Processo e Tecnologia; o Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos; o 1º Fórum de Gestão dos Grupos de Pesquisa e a 1ª Semana Acadêmica das Agrárias – Unitins/IntegraAGRO. Também serão realizados o Festival Culinário Chefs do Sabor, a Mostra de Projetos de Pesquisa, ações do Programa Unitins Recicla e a oficina Conhecendo o Selo ODS Educação.

O público poderá acompanhar ainda eventos tradicionais, como a Jornada de Iniciação Científica; o Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Circuito de Inovação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia. A programação conta com exposições do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi; do Núcleo de Arqueologia do Tocantins e do projeto Memória Institucional, além das mostras Meninas e Mulheres Inovadoras e Natureza em Foco.

Jhonatan Magalhães é acadêmico do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Unitins de Dianópolis. O estudante encerra seu último ano na universidade apresentando um projeto na sua área de estudo. “Acredito que esse evento vai render muitos frutos, especialmente para mim, que estou concluindo o curso. É uma grande oportunidade para apresentar meu projeto, conhecer outros trabalhos e, quem sabe, abrir portas no mercado de trabalho”, concluiu.

Presenças

Também participaram do evento o deputado federal Vicentinho Júnior; o defensor público-geral do Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas; o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Salim Moreira; professores, estudantes e a comunidade em geral.

Governador Laurez Moreira ressaltou que a ciência e da tecnologia são fundamentais para o crescimento sustentável do Tocantins – Ademir dos Anjos/Secom.
Guilherme Lima/Secom.

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Que a justiça lhe seja justa... Que o ARAUTO das terras do Norte continue de pé... Goianyr, você tem o tamanho do Tocantins...

Cumprimento de acordos com prestadores assegura regularidade nos pagamentos e continuidade dos atendimentos aos servidores

Loise Maria/Secom.

Também participou da reunião o secretário-executivo da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura

Isis Oliveira/Dicom.

Governos dos dois estados estão estabelecendo uma parceria técnica para que o governo do Tocantins implemente sistemas inovadores que são adotados no Rio de Janeiro

Ato integra a programação da 22ª Semana Nacional de Museus no Tocantins, que ocorre de 13 a 18 de maio, em Palmas

Evento contou com grandes shows nacionais e regionais, dobrou espaço para ambulantes e foi marcado por organização e segurança

Júnior Suzuki/Secom.