A segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou por unanimidade, na noite dessa quinta-feira, 11, o retorno do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao cargo. A decisão liminar que permitiu o retorno de Wanderlei Barbosa ao cargo foi referendada pelos cinco ministros da Segunda Turma do STF.
O julgamento virtual foi concluído com o voto do ministro Gilmar Mendes, presidente da turma. A decisão referendou a liminar (provisória) concedida monocraticamente pelo ministro Nunes Marques no último dia 05, em que suspendeu o afastamento determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
- Placar Unânime: Votaram a favor da manutenção de Wanderlei Barbosa no cargo os ministros Nunes Marques (relator), André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, totalizando 5 votos favoráveis.
- Situação Atual: Wanderlei Barbosa reassumiu o governo do estado e já realizou a reestruturação de sua equipe, exonerando os indicados pelo vice-governador Laurez Moreira, que ocupou o cargo interinamente durante os três meses de afastamento.
A decisão do STF permite que o governador continue no exercício de suas funções enquanto as investigações da Operação Fames-19, que apura supostos desvios de recursos na compra de cestas básicas durante a pandemia, continue.
Da redação.