Carregando...

Aleto

O parlamentar citou os recursos destinados para as cidades e a importância de treinar os representantes das câmaras e do setor cultural para fomentar a área.

-foto_20230525192123jpg.jpg

Lauane dos Santos/Ascom

Na sessão ordinária da última terça-feira, 23, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), falou sobre a Caravana do Legislativo, um projeto da Casa de Leis para levar formação aos legislativos municipais, vereadores e artistas sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, com capacitação sobre a legislação.

“A Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, está levando capacitação para as câmaras municipais no Estado em relação a capacitação de recursos da lei Paulo Gustavo. No ano passado quase 60% dos recursos não foram utilizados por falta de capacitação e a Assembleia está fazendo esse trabalho”, explicou o presidente.

O parlamentar citou os recursos destinados para as cidades e a importância de treinar os representantes das câmaras e do setor cultural para fomentar a área. “São R$ 16 milhões à disposição dos artistas de todos os municípios do Tocantins, só em Augustinópolis, por exemplo, são R$ 179 mil disponíveis para projetos do setor cultural. Sabemos das dificuldades, os artistas do interior, nas nossas cidades, fazem festas nos bares para pedir patrocínio, então essa é uma oportunidade que a Casa tem de levar conhecimento para que eles possam solicitar e conseguir o recurso”, frisou.

Por fim, Amélio Cayres pediu a colaboração dos deputados para mobilização do setor cultural. “É essencial dar essa força aos artistas que tentam sobreviver da cultura e peço ajuda dos nobres deputados para levar esta informação às suas cidades”, acrescentou.

Caravana do Legislativo

A Escola do Legislativo, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, com o Comitê Paulo Gustavo do Tocantins, está levando a Caravana para as Câmaras Municipais de cinco cidades pólos. A primeira reunião ocorreu em Augustinópolis, no dia 22 de maio, seguida de Araguaína, no dia 23. Os próximos municípios que receberão a Caravana até o fim deste mês são Gurupi, Dianópolis e Mateiros, no Jalapão.

Os técnicos da Escola e do Comitê levam informações aos legisladores municipais, gestores, artistas e entidades culturais sobre a implementação de projetos para obtenção e aplicação dos recursos advindos da Lei junto aos municípios.

(Com informações de Elpídio Lopes/Dicom Aleto)

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes pela doença

Do laboratório para a lavoura: Feira de Tecnologia Agropecuária destaca revolução tecnológica no agro com pesquisas de universidades dentro do estado

O programa, que segue até 2026, tem o objetivo de capacitar empreendedores do campo que produzem alimentos

Na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social trabalharão 42 jovens inscritos no Programa Jovem Trabalhador do Governo do Tocantins.

Ato está marcado para o dia 4/10, na sala de reuniões da Presidência do tribunal.

Levantamento estuda espécies que não podem ser criadas em laboratório