https://global-convert.com/

singa8

https://deborahmartinfineart.com/

Singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/

https://admire.ch/products/

singa8 login

https://tinarbuka.com/

singa8

https://villadoux-interpark.com/

https://travelzmate.com/

https://travelzmate.com/tolak-angin/

Carregando...

Prevenção

Exame é oferecido em todas as USFs e é essencial para identificar precocemente lesões precursoras do câncer

-foto_20230816104512jpg.jpg

A população de Palmas tem duas formas de prevenir o câncer de colo de útero pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o exame de Papanicolau para mulheres e a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) para crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora de Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Andreza Domingos, o teste é oferecido em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e é essencial para identificar precocemente lesões precursoras do câncer, o que melhora a eficácia do tratamento.

Andreza explica que o Papanicolau é simples e rápido, sendo recomendado evitar relações sexuais, duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais 48 horas antes. “Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer os exames regularmente, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) que são repassadas pelos profissionais de saúde na consulta”, diz ela.

Conforme a coordenadora, a vacinação contra o HPV é recomendada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, responsáveis por verrugas genitais e a maioria dos casos de câncer de colo de útero. “Os pais devem levar seus filhos para serem vacinados”, enfatiza.

Exame e prevenção

A Semus explica que mulheres que iniciaram a atividade sexual, homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascer devem realizar o exame anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Além de detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e infecção pelo HPV, o Papanicolau pode indicar outras infecções que precisam de tratamento.

O câncer de colo do útero é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima de 25 anos e tem como seu principal agente de enfermidade o papilomavírus humano (HPV). Tendo como um recurso essencial e se realizado regularmente, o exame preventivo (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença.

Redação Semus

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Período crítico exige atenção redobrada de moradores da Capital com descarte de lixo, bitucas de cigarro e uso do fogo em áreas abertas

Joedson-Alves-Agencia-Brasil

Governador Wanderlei Barbosa destacou importância de alinhar desenvolvimento econômico às necessidades de preservação ambiental

Trabalhos aconteceram nas aldeias Canoanã, São João e Boto Velho, na Ilha do Bananal (TO).

Órgãos estaduais e federais devem visitar a comunidade quilombola, que denuncia disparos de armas, queima de residências e incêndios nos arredores da comunidade, nesta quarta-feira, 27.

Para prestar sua homenagem a todo povo nordestino, o parlamentar escolheu três personalidades: Horácio Noca da Silva e os secretários Raimundo Cavalcante Júnior e Carlos José de Assis Júnior.

singa8

rp8888

singa8

slot demo

slot qris

singa8

rp8888

https://bertrodriguez-museum.org

https://journal.uecommercebintaro.ac.id/

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/