Morreu nesta sexta-feira, 8, a ex-deputada Dolores Nunes, por complicações provocadas pela Covid-19. Dolores é mãe da prefeita Gurupi, Josi Nunes (UB). Ela tinha 82 anos e estava internada em hospital de Palmas há 26 dias tratando de quadro de infecção. A morte foi confirmada no fim da tarde desta sexta-feira, após Dolores sofrer uma parada cardíaca. Antes disso, ela teve uma alteração na pressão arterial, que foi controlada com o uso de medicamentos e sedação.
Dolores era advogada e se formou em 1979, em Goiânia (GO). Atuou na política ao lado do marido Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi.
Foi a primeira mulher eleita para os cargos deputada estadual e federal pelo Tocantins. Esteve na Assembleia para o mandato de 1991 a 1995. Na Câmara dos Deputados, exerceu mandato entre os anos de 1995 a 1999.
Também chegou a exercer a função de vice-prefeita de Gurupi entre os anos de 2013 e 2021, na gestão de Laurez Moreira.
No Governo Estadual, atuou como secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social no governo Carlos Gaguim, entre os anos de 2009 e 2010. Autoridades lamentaram a morte da ex-deputada considerada uma das mulheres mais aguerridas na política tocantinense.
Notas
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.
Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.
Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
Uma mulher forte, destemida e vanguardista na política tocantinense. Aos 82 anos, nossa querida Dolores Nunes nos deixa. Contudo, deixa um legado: viver é correr o risco de assumir lutas e construir vitórias.
Dolores Nunes foi secretária estadual de Ação Social em Goiás, primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada federal, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no Tocantins, foi primeira-dama e por duas vezes e vice-prefeita de Gurupi. Acima de tudo, uma grande mãe, avó e bisavó, dividindo e administrando, com maestria, tantas atribuições.
Neste momento de dor, eu desejo que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de seus cinco filhos, a quem cumprimento em nome da minha amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Estendo meu abraço a todos os familiares e aos inúmeros amigos que se ressentem por essa perda. Que a paz do Senhor esteja com todos.
CinthiaRibeiro
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, mas conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na sexta-feira, 08, em Palmas.
Dolores Nunes, era natural de Natividade, foi secretária estadual de Ação Social em Goiás; deputada estadual e federal, pelo Tocantins, onde também foi secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi. Também atuou como primeira-dama quando da gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes (in memorian).
Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa seus mais sinceros sentimentos neste momento de dor irreparável.
Palmas, 08 de setembro de 2023
Secretaria de Estado da Saúde
Foto: Reprodução.