A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) inicia o ano de 2024 com excelentes notícias ao conquistar a 28ª e 29ª colocação entre 109 instituições selecionadas para receberem novas bolsas destinadas aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Os resultados foram publicados no Diário Oficial da União, naPortaria n° 7, da última quinta-feira, 11.
Conforme os resultados, a Fesp obteve êxito nas áreas de concentração pleiteadas, na 28ª colocação para a Atenção Básica/Saúde da Família e a 29ª para Saúde Coletiva. A partir de 2025, a Fesp contará com essas novas bolsas para fortalecer seus programas de residência. O número exato de bolsas ainda será determinado em conjunto com o Ministério da Saúde.
Para o presidente da Fesp, André Pugliese, o resultado é fruto do trabalho desempenhado nas residências pela fundação. “A Fesp vem se consolidando cada vez mais como referência para quem quer se especializar na área da saúde com ensino e serviço. Isto se deve pelo apoio da gestão municipal, pela parceria entre Fesp e as instituições colaboradoras, pela nossa equipe da residência e também por todos os profissionais de saúde que acolhem nossos residentes nos aparelhos do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal”.
A iniciativa do Ministério da Saúde disponibiliza a concessão de 1.814 novas bolsas para todo o País. Aderiram aos editais diversas instituições, incluindo federais vinculadas aos Ministérios da Saúde e Educação, órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais, bem como instituições privadas sem fins lucrativos.
Especialização
A Fesp é uma instituição pública comprometida com a formação de profissionais de saúde qualificados, tendo formado mais de 600 especialistas em saúde.
Atualmente segue com dois processos seletivos abertos para novos residentes, sendo eles para a Residência Uniprofissional e Multiprofissional em Saúde com 96 vagas disponíveis e a Residência em Medicina de Família e Comunidade com 20 vagas. Os editais das respectivas residências estão disponíveis nositeda instituição.
Texto:Fesp/Palmas
Edital:Juliana Matos/Secom