Wednesday, 26 de June de 2019

As Tocantinas

Crônicas de Célio Pedreira

Célio Pedreira | celiopedreira@ogirassol.com

Médico, Farmacêutico, Professor, Poeta e Portuense


ANTAS TRABALHAM?

28 Jan 2018    18:10    alterado em 28/01 às 18:10

Estava o dia outra vez nascido nas ribeiras do Brejo Grande e a bicharada fazendo barulho por conta de uma votação marcada em regime extraordinário para decidir sobre um aumento no vencimento das Antas. 

E as Antas todas reunidas no parque do lugar. A Anta-presidente da assembleia abre o encontro: 

- Quero inicialmente cumprimentar a nossa eterna Raposa aqui presente. Em nome de toda bicharada do Brejo Grande cumprimento o também eterno, nosso majestoso Tucano. Também, em nome dos nossos pares desta assembleia, o amigo Rato e a amiga Cobra que nos representam lá em Brejo  Maior de Grande. 

Hoje estamos reunidos para tratar de assunto da mais alta importância para nossa comunidade de Antas: Trata-se do vencimento das Antas de nosso Parque. 

Como todos são sabedores, este teve um aumento pequeno há cerca de dois meses, o que não possibilitou a contratação de novos bichos para trabalhar como assessores. 

O aumento se faz urgente por conta de que as proles das Antas vem aumentando de maneira vertiginosa, o capim não está farto e a nossa amiga Cachoeira aqui do parque de Brejo Grande exige maior vazão de recursos. 

Além disso, nosso último concurso para admitir novos assessores foi anulado, pois a empresa responsável pelo certame, a Fundação Traíras, deixou vazar algumas questões e favoreceu um grupo de Papagaios de Palanque. 

Como pode ver, querida Raposa Velha, necessitamos de sua ajuda para unir as Antas por uma causa justa, o aumento de nosso vencimento, em pelo menos duzentos por cento. 

É certo que uma turma de macacos arruaceiros vai sair por aí divulgando que trata-se de mais um absurdo (...) e tal e tal (...) mas todos sabemos quão árdua se apresenta essa missão de fazer Antas conseguirem entender alguma coisa. 

Por isso mesmo  necessitam tanto da ajuda do Rato, da Cobra, do Jacaré. Também não somos culpados da turma escolher Anta para representar a bicharada.   

Meu querido Tucano, também clamamos por sua preciosa ajuda, no sentido de juntar os bichos descontentes com nosso vencimento. Explique a eles que todas as Antas desse Parque vão abrir mão do décimo quinto e do décimo sexto vencimento, o que será votado na próxima assembleia. 

Explique que estamos sacrificando metade da semana para trabalhar. Digo isso pelo fato de todos saberem que Anta não gosta de trabalhar. Anta gosta de sombra e água fresca. Trabalhar, até isso a Anta está sendo obrigada a fazer. Por isso estamos cientes que o aumento deve acontecer sem maiores dificuldades. Assim, peço aos Macacos que cessem a algazarra, que as Gralhas se acalmem, que as Formigas de Fogo se recolham, pois "em almoço de farinha pouca, meu pirão primeiro".

COMPARTILHE:


Hospital de Amor

Baile em prol do Hospital de Amor do TO acontece na próxima sexta

Com o apoio da esposa do presidente da Assembleia, Virgínia Andrade, o evento conta também com a participação de voluntários de outros órgãos públicos.

Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada



Reunião

Governador Carlesse recebe presidente da Investco e solicita ampliação de investimentos da empresa no Estado

Governador Mauro Carlesse também manifestou a intenção de formalizar uma parceria com a empresa para apoio a um novo programa social que está sendo planejado, nos moldes dos Pioneiros Mirins


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira