Wednesday, 26 de June de 2019

Entre nós

Confira semanalmente os mais variados assuntos sobre a vida sexual

Virgínia Gama | virginiagama@ogirassol.com

é ginecologista e terapeuta sexual


Como anda a minha vida sexual?

28 Jan 2018    16:57    alterado em 28/01 às 17:56

Dizem que sexo até quando é ruim é bom! Será?

O ditado pode ser engraçado,  mas está longe de representar o real valor da sexualidade bem resolvida. A definição de qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o sexo prazeroso ao lado de padrões como atividade física e alimentação equilibrada. Significa que não é possível pensar em saúde sem considerar o que acontece entre quatro paredes. As pessoas estão cada vez mais atentas a essa questão e buscando ajuda. Mas não se trata de uma busca por um maior número de relações e, sim, um aprendizado sobre o próprio corpo e sua resposta sexual e a preocupação de fortalecer os vínculos afetivos. Observamos uma busca na satisfação da vida sexual através do profissional especializado que trabalha através do aconselhamento sexual e/ou terapia sexual.

O paciente que chega ao consultório ávido por uma solução, enfrentou anos de sofrimento com queixas sexuais, como disfunção erétil, ejaculação precoce, diminuição do despejo sexual, dispaurenia (dor na relação sexual) e vaginismo (dificuldade de penetração vaginal), até decidir procurar ajuda. E quando ele chega até o profissional, ele geralmente está em crise, prestes a perder o parceiro, ou carrega um trauma.

É aí que entra a TERAPIA SEXUAL uma terapia  breve e objetiva voltada ao tratamento das disfunções sexuais, onde se esclarece a resposta sexual masculina e feminina e de acordo com a demanda da queixa  apresentada será tratada de forma individual ou o par . Os profissionais habilitados a atuarem nesta área são médicos e psicólogos, com especialização em sexologia clínica.

Atualmente, é bem conhecida a grande dificuldade por parte do ginecologista em lidar com a queixa sexual de sua paciente, isto se deve basicamente pela falta de capacitação das faculdades de medicina e da residência médica nesta área específica.


Como abordar então a queixa sexual?

O profissional que lida com essa queixa que inicialmente é o ginecologista, deve estar habilitado a ouvir a paciente, ser sensível e entender o universo feminino que é único e mutável de acordo com a fase que essa mulher se encontra e seu momento emocional (adolescente, gestante, menopausa).

Alguns questionamentos são essenciais na abordagem inicial dessa paciente que procura o especialista sexólogo:

⁃ O que representa o sexo para você?

⁃ O que esse parceiro (a)  representa para essa mulher nesse momento?

⁃ Você pensa em sexo?

⁃ Tem fantasias?  

Após essa primeira entrevista pode-se compreender a queixa sexual que a paciente apresenta, os seus sentimentos em relação a questão e traçar o procedimento terapêutico adequado ao caso.

COMPARTILHE:


Hospital de Amor

Baile em prol do Hospital de Amor do TO acontece na próxima sexta

Com o apoio da esposa do presidente da Assembleia, Virgínia Andrade, o evento conta também com a participação de voluntários de outros órgãos públicos.

Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada



Reunião

Governador Carlesse recebe presidente da Investco e solicita ampliação de investimentos da empresa no Estado

Governador Mauro Carlesse também manifestou a intenção de formalizar uma parceria com a empresa para apoio a um novo programa social que está sendo planejado, nos moldes dos Pioneiros Mirins


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira