Wednesday, 26 de June de 2019

Vida Plena

Bem estar, qualidade de vida, alegria. Saúde, paz interior, equilíbrio corpo-mente-alma. Zen e Amor

Valquiria Moreira | valquiriamoreira@ogirassol.com

descrição


A experiência em terras geladas que me trouxe mais sobre a plenitude que aquece a humanidade!

28 Jan 2018    18:03    alterado em 28/01 às 18:03
A experiência em terras geladas que me trouxe mais sobre a plenitude que aquece a humanidade!

Fantástica, inusitada, incrível! Nem seu eu usasse todos os adjetivos que existem, poderia exprimir a intensidade e a energia que se sente ao colocar os pés no solo brasileiro da Antártica. Me senti uma grande desbravadora ao receber o convite e me preparei para viver essa missão intensamente.

 

Primeiro desafio: vencer as baixas temperaturas. Apesar de pleno verão, não é hábito de tocantinense estocar roupa de frio. E que frio! Previsão de 5 a 10 graus negativos!

 

A Estação Brasileira na Antartica é uma realidade provocada por um acordo internacional firmado há mais de 40 anos e que divide o território do Polo Sul entre os países exploradores, mas apenas garante a ocupação para a nação que realmente se estabeleça no espaço verdadeiramente.

 

No processo de ocupação, um incêndio danificou imensamente as instalações da Base Brasileira, mas as pesquisas aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) não foram interrompidas. A seriedade e compromisso profissional garantiram que as teses de mestrado e doutorado tivessem continuidade.

 

No avião, estavam pesquisadores que ficarão de 30 dias a um ano na base, técnicos de orgãos federais e das forças armadas, engenheiros que vistoriam a estação, pilotos veteranos, mas em treinamento em uma pista curta, em lugar no mínimo exótico e coberto de gelo. Também uma carga preciosa com mantimentos, equipamentos e medicamentos, além da missão de resgatar os pesquisadores que já venceram seu tempo em campo e necessitam retornar para casa em segurança.

 

Mas o que tem toda essa aventura com nossa coluna Vida Plena? Muito! Vamos lá: ao descer do avião Hercules e pisar no solo coberto de gelo, fiquei muito emocionada! Um sentimento imenso de gratidão àqueles que vão além dos seus limites em busca de respostas para um espírito inquieto. A neve que parecia cortar o meu rosto, o vento congelante e forte que determinava a direção de meus passos, me fizeram perceber a imensidão da generosidade divina que permite, em um espaço imenso, que pessoas de diferentes nacionalidades se encontrem, troquem experiências e descubram que juntas sempre conseguem mais.

 

As diferentes línguas faladas não foram e não são barreiras para o desenvolvimento. Nos espaços de convivência, observamos a riqueza da diversidade. E quando se pensa e se age em prol da humanidade, os interesses individuais passam para um segundo plano.

 

No retorno, mais surpresas, já que acreditei que as pessoas que voltariam conosco estariam estressadas pelo isolamento. Grande engano! Nos semblantes, muita tranquilidade e sensação de dever cumprido. Uma delicadeza e paciência em relatar os acontecidos e as surpresas que as descobertas oferecem.

 

Entendo que a ficamos em estado de plenitude quando percebemos que apesar de sermos muito pequenos no reino da criação, somos imensamente agraciados com a bondade e com a possibilidade de aprender a conhecer a perfeição do pensamento divino.

 

COMPARTILHE:


Hospital de Amor

Baile em prol do Hospital de Amor do TO acontece na próxima sexta

Com o apoio da esposa do presidente da Assembleia, Virgínia Andrade, o evento conta também com a participação de voluntários de outros órgãos públicos.

Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada



Reunião

Governador Carlesse recebe presidente da Investco e solicita ampliação de investimentos da empresa no Estado

Governador Mauro Carlesse também manifestou a intenção de formalizar uma parceria com a empresa para apoio a um novo programa social que está sendo planejado, nos moldes dos Pioneiros Mirins


Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira