Sunday, 21 de July de 2019

CONCURSOS


Demanda

ACIARA pede apoio à senadora Kátia Abreu para agilizar novas operações no aeroporto de Araguaína

15 May 2019    21:04    alterado em 15/05 às 21:04
ACIARA pede apoio à senadora Kátia Abreu para agilizar novas operações no aeroporto de Araguaína Entrega de ofício sobre o aeroporto de Araguaína à senadora Kátia Abreu

Uma comitiva formada por empresários e diretores da ACIARA – Associação Comercial e Industrial de Araguaína foi até a capital Palmas, durante a Agrotins, para se reunir a senadora Kátia Abreu e o deputado federal Thiago Dimas.

Na pauta estavam as melhorias operacionais para o aeroporto de Araguaína. Os diretores da ACIARA entregaram à senadora Kátia Abreu um ofício para que a parlamentar interceda junto à administração do aeroporto de Brasília para disponibilizar temporariamente o equipamento ILS (Sistema de Aterrissagem por Instrumentos) até que um novo seja adquirido pelo poder público municipal.

“A luta da ACIARA para a reforma do aeroporto de Araguaína é antiga. Já promovemos várias reuniões com empresários e autoridades políticas para viabilizarmos uma solução. A cidade sofre por causa da falta de opções de voos para grandes centros do Brasil”, explica o presidente da ACIARA, Dearley Kuhn.

Atualmente, apenas a Passaredo opera regularmente no aeroporto com dois voos diários na rota Araguaína – Palmas – Goiânia – Ribeirão Preto – Guarulhos.

A senadora Kátia Abreu destacou que um aeroporto estruturado é fundamental para otimizar a logística da cidade.

“Uma grande cidade como Araguaína sem o aeroporto aquecido pode travar a economia. Uma cidade empreendedora precisa ter um bom aeroporto. Vou checar junto à Infraero e as companhias aéreas para verificar os problemas do aeroporto. A bancada tocantinense está pronta para ajudar. Eu estarei imbuída para fazer com que o aeroporto seja de intensa movimentação”, disse a senadora.

ILS
O equipamento vai permitir a operação de voos em condições climáticas adversas, como em chuvas e temporais, e o pouso de aeronaves maiores. Atualmente, o aeroporto de Araguaína opera apenas visualmente. O aeroporto de Carolina (MA), cidade com cerca de 24 mil habitantes, já conta com esse equipamento.

O ILS custa cerca de R$ 2 milhões, mas até o momento não foi comprado, apesar do recurso ter sido autorizado pelo Ministério dos Transportes em dezembro de 2017. Além da implantação do equipamento ILS, a reforma do aeroporto prevê melhorias na pista, pátio de aeronaves, ampliação do terminal de passageiros, estacionamento para veículos, entre outros benefícios.

Movimento
Em 2015, três companhias aéreas chegaram a operar no aeroporto da cidade. A falta desse equipamento que auxilia os pousos é o principal motivo que atrapalha a vinda de novas companhias. A Azul Linhas Aéreas já anunciou que tem interesse em retornar a Araguaína, mas somente após a implantação do ILS.

O aeroporto de Araguaína vem registrando queda no número de passageiros ao longo dos anos. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, em 2015, o aeroporto registrou o movimento de 88.225 passageiros, já em 2016 foram 47.468 passageiros; em 2017 foram 33.265 e em 2018 foram 33.259.

EPOCA Fórum
Outra solicitação da ACIARA à senadora foi apoio para a realização de mais uma edição da EPOCA Fórum, evento que promove um ciclo de palestras com profissionais de referência nacional para compartilhar novos conhecimentos de economia e mercado com os empresários da cidade.

“A senadora também sinalizou positivamente para este apoio e já estamos em conversa com o Sebrae para iniciar o planejamento”, pontua a diretora executiva da ACIARA, Antônia Lopes Gonçalves.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira