Friday, 14 de December de 2018

CONCURSOS


Doação de órgãos

Dia Nacional de Doação de Órgãos tem homenagem a parceiros e doadores no Tocantins

28 Sep 2018    00:04
Divulgação Dia Nacional de Doação de Órgãos tem homenagem a parceiros e doadores no Tocantins

“Se um dia o maior doador, deu a vida por mim numa cruz, hoje deixo bem claro também, quero ser doador como foi meu Jesus”. O trecho da música “O Maior Doador”, do cantor e compositor Rafael Morais traz a mensagem que toda pessoa que deseja ser um doar de órgão deve declarar ainda em vida, para que as famílias autorizem o ato que pode salvar várias vidas. A canção foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 27, no auditório do Anexo I, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante a cerimônia de homenagem a todas as pessoas envolvidas no processo de doação de múltiplos órgãos, no Tocantins.

Rafael que ainda criança conviveu com o processo de doação, quando o pai faleceu e teve os órgãos doados afirmou que “fiz esta música a partir da minha experiência e independente de religião, a gente tem em Jesus o maior exemplo de doação, por isso o nome da letra”.

Durante o evento, o subsecretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, agradeceu o que ele chamou de “verdadeiros heróis desta história”. “Não tem preço, forma de pagamento para expressar a gratidão que temos às famílias que autorizam a doação de seus entes. Sabemos que a dor não se transfere, mas tenham certeza de que os órgãos estão salvando outras vidas”, declarou, acrescentando que “o trabalho de excelência das corporações parcerias que nos ajudam, fazem toda a diferença e por isso nossa gratidão também”.

Ainda segundo Edgar, a gestão trabalha para otimizar o processo de transplantes, realizando eles aqui no Estado. “Nosso objetivo é tornar realidade o transplante aqui no Tocantins, para que ao invés dos órgãos serem enviados para fora, os pacientes sejam trazidos para cá”, enfatizou.

A gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO), Suziane Aguiar Crateús Vilela fez uma explanação da realidade do transplante no Estado. “Fomos credenciados pelo Ministério da Saúde em 2012 e de lá até aqui, o Tocantins também dispõe de um Banco de Tecidos Oculares Público (BOTO), em funcionamento desde dezembro de 2016 e 04 equipes credenciadas para a realização de transplante de córnea, sendo 01 público, no Hospital Geral de Palmas e 03 privados”, relatou.

Suziane também afirmou que “desde a implantação da CETTO, foram realizados 110 transplantes de córnea no serviço público e privado e 76 famílias optaram pela Doação de tecidos. Além disso, Este ano no Tocantins 04 famílias optaram pela doação de múltiplos órgãos. Foram captados treze órgãos e 13 pessoas que aguardavam em listas foram beneficiadas com as doações. Os doadores podem doar rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos como córneas, pele e ossos”.

Homenageada pela sensibilidade em doar os órgãos do esposo, no início deste mês, a camareira Neide Barbosa expressou seus sentimentos. “É muito doloroso o que estamos vivendo, mas só de saber que damos a oportunidade de outras pessoas viverem, nos ajuda muito a superar. Tenho muitas pessoas amigas que a partir de nosso ato manifestaram o desejo de ser doador, que ficamos felizes com isso. Gostaria que todas as pessoas tivessem esta atitude”, disse.

O agente de trânsito, Hugle Carneiro, que também foi homenageado, representando a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, falou da emoção em participar do processo de doação. “Fomos acionados bem em cima da hora, mas ficamos felizes em apenas com duas motocicletas conseguirmos fazer toda a escolta e gerenciar o trânsito naquele dia. Fiquei muito tocado em contribuir com algo tão valioso”.

Também homenageado, o tenente coronel Ferrão, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), afirmou que “na nossa atividade, enquanto Polícia Militar é sempre uma situação tensa, se prender pessoas, buscar infratores e a missão de transportar órgãos, tem um energia tão boa, tão positiva, que nem sei como expressar o que senti no momento. A sensação de dever cumprido e realização pessoal, ao vê que tudo deu certo é muito bom. Confesso que nem sabia como funcionava toda a logística e conhecer mudou a minha vida”.

Homenageados

Além de familiares de doadores, foram homenageados representantes da Polícia Militar (PM); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas; do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER); da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); do Corpo de Bombeiros; da Hemorrede Tocantins; do Hospital Geral de Palmas (HGP) e do serviço de transporte da SES.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

32

BOM
BOM

33

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

33

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

31

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

24

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

doação órgãos tocantins

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


CPPA

Mesmo com situação levada à Justiça, esgoto a céu aberto continua na CPPA

MPE/TO e Prefeitura também judicializaram o caso, mas o problema continua na Casa de Prisão Provisória

Sindicância

Estado abre sindicância para apurar situação de servidores na Secretaria de Governo

De 18 de dezembro a 28 de fevereiro de 2019, terá início o recadastramento de todos os servidores do Poder Executivo




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira