Saturday, 04 de July de 2020

CONCURSOS


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

23 Aug 2019
Divulgação Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Com a participação de representantes de 17 municípios da região oeste do Estado, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, abriu oficialmente nesta sexta-feira, 23, em Paraíso do Tocantins, a sétima consulta pública para elaboração do Plano Plurianual 2010/2023 (PPA). O evento foi realizado no Centro de Ensino Médio (CEM) José Alves de Assis e, a exemplo das demais edições já realizadas, teve como objetivo ouvir a população das respectivas localidades sobre as prioridades a serem inseridas no PPA.

Para o governador Mauro Carlesse, o momento é importante porque o Governo está planejando o Estado. O que a população discutir e priorizar será incluído no projeto de governo para os próximos quatro anos. Ele explicou que para aquelas localidades com menos representatividade, esse é o momento ideal para se manifestar e reivindicar. “A gestão, para ser eficiente, tem que está ouvindo a comunidade, porque é ela que sabe das suas necessidades e é para isso que estamos aqui”, ressaltou.

O secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique, explicou que o Plano Plurianual é que estabelece a forma e as metas para os próximos quatro anos e por isso é importante a participação da comunidade de cada localidade. "É o PPA que vai direcionar as ações do governo para o período de 2020/2023, daí a importância da sensibilidade da população na hora de priorizar as políticas públicas para cada localidade. Esse é o objetivo das consultas públicas, ouvir a população".

 O prefeito de Paraíso, Moisés Avelino, agradeceu a presença do governador Mauro Carlesse, destacou a importância da consulta pública e ressaltou que o Governador tem vontade e capacidade de realizar uma grande gestão. "Eu acredito que o governador Carlesse poderá fazer uma grande administração e essas consultas do PPA são muito importantes nesse contexto", explicou.

Eixos temáticos

Nas consultas públicas as escolhas são norteadas por seis eixos temáticos da gestão: Saúde; Segurança, assistência social e direitos humanos; Gestão pública, participação social e diálogo federativo; Estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; Infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades. Os participantes definem uma prioridade em cada eixo e, posteriormente, escolhe qual delas será a mais urgente, a chamada “prioridade das prioridades”. Todas as ações, depois de passarem por avaliações de viabilidades técnicas e financeiras poderão integrar o PPA, que é o documento que prevê como o Governo vai investir o dinheiro público nos próximos quatro anos.

Municípios participantes

Participaram desta edição representantes de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada da Areia, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Fátima, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.

Projeto Social

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente. Ele explicou que esse projeto é voltado para crianças de famílias de baixa renda e vai envolver a polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Educação. Segundo ele, a intenção é envolver 40 mil crianças em todos os municípios do Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito nas 3 maiores cidades do Tocantins

Medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades

Pandemia

Tocantins registra 291 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.736 casos no total, destes, 7.324 pacientes estão recuperados, 4.201 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 211 pacientes foram a óbito.



Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

O Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação e essa, é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal nº 034|2012, com apoio do Naturatins, da Semar


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020

Nesse período, também foram entregues trechos de rodovias reconstruídos e intensificados os serviços de manutenção


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira