Wednesday, 20 de November de 2019

CONCURSOS


Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

10 May 2019    23:56
Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

O Plano de Desenvolvimento abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela Senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento.  São elas: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios).


Kátia Abreu reuniu, nesta segunda-feira (6), em Palmas, entidades representativas e instituições para detalhar o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios.  Esses organismos, além de sugerir programas que são análogos ao plano,  auxiliará na execução das ações previstas. Estiveram na reunião a UFT (Universidade Federal do Tocantins), IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa, Faet (Federação da Agricultura do Tocantins), Senar, Fieto, Senai, Sesc e Senac, OCB/TO (Organização das Coooperativas do Brasil), Faciet (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins), Banco do Brasil, Caixa Econômica Feder al, BASA e cooperativas de crédito.


Os representantes dessas entidades se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou.

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade. No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.  “Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.


Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas.


Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos (Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Lizarda, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama). “As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.

COMPARTILHE:


Confira também:


Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é oportunidade de reflexão, diz ativista

Apesar disso, a data, que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, não é feriado nacional.

Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da instituição www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro e as aulas já começarão em fevereiro, seguindo o calendário acadêmico dos outros câmpus já existentes, Palmas, Araguatins, Augus


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado

Obras de manutenção e reabertura foi fruto de parceria do Governo do Estado e do Grupo Amigos do Palacinho


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro

Segunda etapa de 18 a 30 de novembro, para jovens e adultos entre 20 a 29 anos, e o Dia D será em 30 de novembro


Novembro Azul

Acreditar Tocantins: Pesquisa revela que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico regularmente


Museu Histórico

Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados


Estradas

Governo conclui obras de melhoria de estradas vicinais que ligam aldeias indígenas na região noroeste do estado


Bloqueio de Celulares

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje em 17 estados


Educação Superior

Unitins lança Vestibular com 120 vagas para novo Câmpus de Paraíso


Cantão

Presidente da Adetuc recebe visita de empresário de turismo de aventura da região do Cantão



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira