Sunday, 21 de July de 2019

CONCURSOS


Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

10 May 2019    23:56
Kátia Abreu apresenta Plano de Desenvolvimento Regional a entidades representativas e instituições financeiras

O Plano de Desenvolvimento abrange quatro divisões regionais do Tocantins, eleitas pela Senadora como prioritárias, com base nos indicadores como IDH e IDEB, considerados baixos, mas com potencial para desenvolvimento.  São elas: região de Pedro Afonso (12 municípios), Bico do Papagaio (26 municípios), Jalapão (sete municípios) e o Sudeste (21 municípios).


Kátia Abreu reuniu, nesta segunda-feira (6), em Palmas, entidades representativas e instituições para detalhar o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios.  Esses organismos, além de sugerir programas que são análogos ao plano,  auxiliará na execução das ações previstas. Estiveram na reunião a UFT (Universidade Federal do Tocantins), IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Unitins,  Sebrae/TO, Embrapa, Faet (Federação da Agricultura do Tocantins), Senar, Fieto, Senai, Sesc e Senac, OCB/TO (Organização das Coooperativas do Brasil), Faciet (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins), Banco do Brasil, Caixa Econômica Feder al, BASA e cooperativas de crédito.


Os representantes dessas entidades se comprometeram a fazer parte do plano. O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, elogiou a iniciativa. “Essa articulação é necessária. O foco, a articulação política e a objetividade da senadora Kátia são necessários para que o projeto aconteça”, avaliou.

A senadora fez a apresentação dos dados macro e micro econômicos do Tocantins, mostrando a necessidade de criar fortalecimento dos municípios das regiões escolhidas para promover o desenvolvimento econômico e social de cada localidade. No levantamento feito por Kátia Abreu, as regiões do Bico do Papagaio, Pedro Afonso e Sudeste, o potencial para o desenvolvimento é alimentar as cadeias produtivas na agropecuária. Na região do Jalapão é o turismo e artesanato.  “Precisamos fortalecer a economia pra ter desenvolvimento nessas regiões e melhorar a vida da população de cada cidade abrangida pelo plano”, anunciou Kátia.


Kátia propõe a criação dos consórcios municipais para agilizar o atendimento das necessidades prioritárias das prefeituras como asfalto e outras obras. Para promover crescimento econômico, a senadora quer mobilizar a criação de cooperativas.


Na reunião desta segunda-feira (6), que durou mais de quatro horas, a UFT apresentou estudos que vão compor o plano. As ações são baseadas em cinco eixos: Governança, Economia, Social, Infraestrutura e Inovação e Tecnologia.

A primeira reunião entre prefeitos, vereadores, líderes e empresários para anunciar o plano aconteceu, na última sexta-feira (3), em Pedro Afonso com 11 municípios vizinhos (Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Lizarda, Recursolândia, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins e Tupirama). “As cidades que vão sediar as reuniões do plano de desenvolvimento regional são as que têm o potencial de articulação e integração com os demais municípios”, explicou Kátia Abreu.

O Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios será levado pela senadora Kátia a cada uma das regiões.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira