Friday, 22 de November de 2019

CONCURSOS


Brasília

Marilon Barbosa participa de Fórum de Presidentes de Câmara, em Brasília

07 Nov 2019    10:10    alterado em 07/11 às 10:11
Wilson Ribeiro Marilon Barbosa participa de Fórum de Presidentes de Câmara, em Brasília

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa (PSB), participou na quarta-feira, 06, em Brasília-DF, do Fórum de Presidentes de Câmaras das Capitais, promovido pela Abracam – Associação Brasileira de Câmaras Municipais. Em pauta, a tramitação da PEC nº. 48/2019, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), que permite o repasse de emendas parlamentares em forma de doação aos municípios. Na Câmara dos deputados, a PEC recebeu o nº. 61/2019.

Em síntese, caso seja aprovada, a PEC retira da Caixa Econômica Federal o papel de agente financeiro e controlador da execução de emendas do orçamento geral da União. Outra preocupação, caso a PEC seja aprovada, é que muitos contratos de repasse com recursos do orçamento da União, não serão mais auditados por órgãos de controle federais, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O Superintendente da área de governo da CEF, Alexandre Cayres, discursou durante o evento, alertando os presidentes sobre a preocupação da instituição no que concerne ao repasse de verbas diretamente aos prefeitos, sem a anuência e fiscalização da CEF. “O controle, nos mais diversos níveis da federação, como o TCU, é importante, como também dos ministérios em relação a politicas públicas de incentivo em nível nacional. Mas a preocupação da CEF é a doação de recursos extraordinários, discricionários para fazer frente às despesas correntes de um município, como salários de servidores, por exemplo. Isso pode gerar, eventualmente, incentivos à irresponsabilidade fiscal. Esse é o principal risco da aprovação da PEC da maneira como foi proposta”, enfatizou o gestor.

O presidente do parlamento da capital tocantinense, Marilon Barbosa, também demonstrou preocupação após as explanações dos palestrantes. “A PEC tem que ser melhor debatida no Congresso Nacional. Pode ser um “tiro no pé” a aprovação da PEC nos termos propostos, porque o repasse – por doação – é como dar cheques assinados em branco para os prefeitos e isso é temerário”, pontou o pessebista.

Após as exposições, foram tratados temas importantes, como as eleições municipais de 2020, os modelos de excelência em gestão para câmaras municipais, bem como, ocorreu a eleição da primeira Diretoria do Fórum de Presidentes.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Sicários

Polícia Civil deflagra “Operação Sicários” na região Centro-Norte do Estado

Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão. Até o momento, seis pessoas foram presas.

Serviço

Cia de Teatro UMPONTODOIS realiza seleção para ator convidado

Ator selecionado irá compor o elenco do novo espetáculo, que estreará em março de 2020.


Paralimpíadas

Atleta do Tocantins é premiada durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2019

Maria Eduarda Araújo ficou em segundo lugar pela região Norte, no Concurso Cultural promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro


Serviço

TIM busca parceiros para abertura de lojas em três cidades do Tocantins

A TIM oferece ao investidor apoio para sua gestão com orientação para o projeto arquitetônico que a marca possui para suas lojas, incluindo mobiliário e identidade visual.


Pierre de Freitas

Memorial Coluna Prestes recebe exposição de obras do artista Pierre de Freitas


Mobilização

Força tarefa se mobiliza em prol de indígenas venezuelanos refugiados em Palmas


Segurança

Carlesse busca mais recursos para Segurança Pública em audiência com ministro Moro


Vestibular Unitins

Estão abertas as inscrições para primeiro vestibular do novo Câmpus da Unitins em Paraíso


Museu

Palacinho é reaberto e ex-governador Siqueira Campos homenageado


Sarampo

Segunda etapa de vacinação contra o sarampo segue até dia 30 de novembro



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira