Friday, 28 de February de 2020

CONCURSOS


Presidente da Adetuc prestigia reabertura da Casa Suçuapara

02 Mar 2019
Seleucia Fontes Presidente da Adetuc prestigia reabertura da Casa Suçuapara

Logo na entrada do Parque Cesamar não passa despercebida a antiga casa de fazenda. Nem todos sabem que ela foi sede da antiga Fazenda Triângulo, desapropriada juntamente com outras propriedades para a implantação de Palmas. Foi a única edificação antiga que permaneceu erguida dentro do Plano Diretor e serviu de sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal, de janeiro a maio de 1990. Também funcionou como sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), abrigou restaurante e em 2005 foi tombada como patrimônio histórico do município. Na noite de quarta, 27, o Museu Casa Suçuapara foi reaberto ao público, com a presença do presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, do superintendente de Cultura, Vieira de Melo, e outras autoridades da Capital, pioneiros, artistas.

“Nossas raízes são os feitos da nossa gente, nossa cultura e nossas tradições, que formam nossa indentidade. A reabertura da Casa Suçuapara tem grande importância, pois conta nossa história aos que estão chegando e reafirma nossas origens aos que escolheram a Capital para viver”, refletiu Vieira de Melo.

Para o presidente da Adetuc, além de ser um marco para a preservação da memória e do patrimônio material da Capital, a reabertura da Casa Suçuapara também é o ponto de partida para a aproximação entre Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, que poderão realizar importantes parcerias em favor do desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa.

“A mensagem que trago do governador Mauro Carlesse é de construirmos juntos essa experiência de preservação, dentro de uma visão mais plena e construtiva”, enfatizou Tom Lyra, reiterando a importância da população reconhecer o exemplo da Casa Suçuapara.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, afirmou que a Prefeitura é parceira do Governo do Estado e lembrou que a nova Adetuc tem um grande desafio pela frente. 
 
Exposição
Quem visitar o Museu Casa Suçuapara poderá conferir a exposição ‘Palmas, Memória em Construção’, que reúne imagens fotográficas do acervo próprio do Museu, peças preservadas da antiga fazenda, registros dos períodos em que sediou prefeitura, Câmara e LBA. O Museu passou por uma reforma, que incluiu a compra de equipamentos, com recursos do Ministério da Cultura.

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira