Tuesday, 22 de October de 2019

CONCURSOS


Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

23 May 2019    20:44    alterado em 23/05 às 20:44
Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

Desde o início de seu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Professor Júnior Geo (PROS) apresentou alguns Projetos de Lei que visam garantir o bem estar e a dignidade da pessoa idosa. Entre eles, a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”, a obrigatoriedade da fixação de cartazes e informativos sobre os direitos dos idosos, o mês de combate a violência contra idosos e, a Semana Estadual da Maturidade Ativa.

Mês de violência contra o idoso
O Projeto de Lei, apresentado ainda em abril deste ano, institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Tocantins. O objetivo do projeto é sensibilizar e envolver a população sobre a importância do respeito à integridade da pessoa idosa. “O mês de junho representará o momento no qual serão reunidos esforços visando a conscientização da população sobre o assunto e a divulgação dos meios e dos canais destinados à denúncia de condutas que impliquem agressão aos seus direitos”, afirma Geo.

Semana Estadual da Maturidade Ativa

Em maio, Geo também apresentou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual da Maturidade Ativa. O objetivo do projeto é estimular e motivar órgãos a realizarem e divulgarem eventos que valorizem a pessoa idosa, buscando ampliar os conhecimentos dos idosos e incentivar hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida.

Programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”

Outro projeto apresentado pelo deputado propõe a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos” no âmbito estadual. Dentre suas especificidades o projeto permite o acolhimento e apadrinhamento social, nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, bem como possibilita a inserção e convívio social dos idosos fora da instituição proporcionando-lhes amor, afeto, atenção e cuidados com a saúde.

“Da mesma forma como existe o apadrinhamento afetivo para crianças, o apadrinhamento de idosos busca proporcionar a essas pessoas acolhimento e a atenção que merecem”, destaca Júnior Geo.

Afixação de cartazes para informar idosos sobre seus direitos

Um dos projetos que tramita nas Comissões trata-se da obrigatoriedade de fixação de cartazes e informativos sobre direitos da pessoa idosa em ônibus, repartições públicas estaduais, hospitais, agências bancárias e casas lotéricas. Além disso, o cartaz deve conter o contato para denúncias contra a pessoa idosa “DISK 100”.

Segundo Geo, o anúncio é um caminho para que o idoso possa exigir seus direitos. “Muitos idosos não possuem conhecimento sobre os seus direitos, o cartaz informativo pode facilitar o esclarecimento de dúvidas e garantir o direito da pessoa idosa”, afirma.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira