Saturday, 15 de June de 2019

CONCURSOS


Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

23 May 2019    20:44    alterado em 23/05 às 20:44
Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos

Desde o início de seu mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Tocantins, o Professor Júnior Geo (PROS) apresentou alguns Projetos de Lei que visam garantir o bem estar e a dignidade da pessoa idosa. Entre eles, a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”, a obrigatoriedade da fixação de cartazes e informativos sobre os direitos dos idosos, o mês de combate a violência contra idosos e, a Semana Estadual da Maturidade Ativa.

Mês de violência contra o idoso
O Projeto de Lei, apresentado ainda em abril deste ano, institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa, denominado “Junho Violeta/Prata”, no Tocantins. O objetivo do projeto é sensibilizar e envolver a população sobre a importância do respeito à integridade da pessoa idosa. “O mês de junho representará o momento no qual serão reunidos esforços visando a conscientização da população sobre o assunto e a divulgação dos meios e dos canais destinados à denúncia de condutas que impliquem agressão aos seus direitos”, afirma Geo.

Semana Estadual da Maturidade Ativa

Em maio, Geo também apresentou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual da Maturidade Ativa. O objetivo do projeto é estimular e motivar órgãos a realizarem e divulgarem eventos que valorizem a pessoa idosa, buscando ampliar os conhecimentos dos idosos e incentivar hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida.

Programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos”

Outro projeto apresentado pelo deputado propõe a criação do programa de apadrinhamento afetivo “Um Lar para os Idosos” no âmbito estadual. Dentre suas especificidades o projeto permite o acolhimento e apadrinhamento social, nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, bem como possibilita a inserção e convívio social dos idosos fora da instituição proporcionando-lhes amor, afeto, atenção e cuidados com a saúde.

“Da mesma forma como existe o apadrinhamento afetivo para crianças, o apadrinhamento de idosos busca proporcionar a essas pessoas acolhimento e a atenção que merecem”, destaca Júnior Geo.

Afixação de cartazes para informar idosos sobre seus direitos

Um dos projetos que tramita nas Comissões trata-se da obrigatoriedade de fixação de cartazes e informativos sobre direitos da pessoa idosa em ônibus, repartições públicas estaduais, hospitais, agências bancárias e casas lotéricas. Além disso, o cartaz deve conter o contato para denúncias contra a pessoa idosa “DISK 100”.

Segundo Geo, o anúncio é um caminho para que o idoso possa exigir seus direitos. “Muitos idosos não possuem conhecimento sobre os seus direitos, o cartaz informativo pode facilitar o esclarecimento de dúvidas e garantir o direito da pessoa idosa”, afirma.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Cinco mil pessoas foram às ruas nas manifestações da greve geral em Palmas, dizem organizadores

Foram registradas manifestações com adesão dos profissionais da educação em pelo menos vinte cidades no Tocantins

Comunicação

João Neto é exonerado da Secom; Vieira de Melo assume interinamente

Vieira tem uma vasta experiência na pasta, além de ter um perfil assumidamente conciliador no trato com os veículos de comunicação.



Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira