Carregando...

CARNAVAL EM PALMAS

Evento cultural promovido pelos blocos AYÊ AXÉ e REDE PRETA conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Seirdh, Semob, GMP e FCP

Divulgação.

Reunião para definir programação do I AFROXÉ DA CAPITAL aconteceu nesta segunda-feira, 9, com representantes dos blocos AYE AXÉ e REDE PRETA.

Palmas recebe, nesta sexta-feira, 13, o I Afroxé da Capital, evento cultural aberto ao público que reunirá manifestações afro-brasileiras no estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 16 às 22 horas. A iniciativa é realizada pelos blocos Ayê Axé, formado por membros de religiões de matriz africana, e Rede Preta, composto por movimentos sociais negros da Capital.

A Prefeitura de Palmas participa como apoiadora da ação, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), que atua na articulação e logística do evento. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) dará suporte à organização do trânsito no entorno, enquanto a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) será responsável pelo apoio à segurança. A Fundação Cultural de Palmas (FCP) é a executora dos recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas pela deputada estadual Claudia Lelis e pelo Coletivo Somos.

O I Afroxé da Capital integra a programação oficial do Carnaval de Rua de Palmas. A programação tem continuidade no sábado, 14, e no domingo, 15, também no estacionamento do Espaço Cultural, com apresentações dos blocos que compõem o Coletivo Fenty Ampla.

Afroxé ou Afoxé?
A proposta do I Afroxé da Capital também busca esclarecer a diferença entre “Afroxé” e “Afoxé”. O Afoxé, historicamente, está vinculado a fundamentos e ritualísticas próprias das religiões de matriz africana, com organização religiosa específica.

Já o Afroxé, conforme estruturado nesta edição, é um evento cultural de caráter público e formativo, inspirado na musicalidade e nas expressões afro-brasileiras, mas sem a exigência de ritual religioso. A proposta é ampliar o acesso à cultura negra e possibilitar que a população conheça aspectos da religiosidade de matriz africana presentes em Palmas, em um ambiente aberto e educativo.

Programação –  I Afroxé da Capital

16h: Congos da Comunidade Quilombola Morro de São João (Santa Rosa – TO);

16h30: Apresentação de Capoeira com FECATINS;

17h: Cortejo com Mortalha Mestre Moa do Katendê – Homenagem Afoxé Badauê (Salvador – BA);

17h30: Apresentação de Toques em Atabaques (Umbanda e Candomblé);

18h: Apresentação do grupo Som da Nossa Fé;

18h30: Samba de Roda com a Mestra Val (Rosa Rubra);

19h30: Apresentação do grupo Samba de Santo com a Ogã Amanda;

 

Confira aqui a programação dos blocos que compõem Coletivo Fenty Ampla 

Sábado, 14 – A partir das 16 horas

  • DJ Fran
  • Bateria “Boto Fé Nesse Carna”
  • Rafa do Piseiro
  • DJ Lipidius 
  • Domingo, 15 – A partir das 16 horas 
  • DJ Jusa
  • Bateria “Boto Fé Nesse Carna”
  • Tô Pagodeira
  • DJ Jaqueei

Relacionados

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

O aumento foi em comparação ao mesmo período de 2022. Os meses de inverno foram atípicos e os mais quentes desde 1961, segundo o Inmet

Confirmação da matrícula deverá ser feita na própria unidade escolar do aluno

Escola Municipal Crispim Pereira promove no próximo dia 18 de novembro, programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro

Divulgação.

O evento acontece no dia 22 de março, às 19 horas, na Galeria Municipal de Artes, com entrada gratuita.

Governo do Tocantins investe na festa na Capital e em diversos municípios, garantindo lazer, cultura e geração de renda

Terreno de 24 mil m² será anexado ao projeto do Hospital Universitário da UFT; iniciativa não compromete demanda por um hospital de urgência na região Sul da Capital