Monday, 06 de April de 2020

ECONOMIA


Entrevista

“A Coapa vai continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, diz Ricardo Khouri ao avaliar trabalho realizado em 2019

06 Jan 2020
“A Coapa vai continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas”, diz Ricardo Khouri ao avaliar trabalho realizado em 2019

Otimista, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri fez um balanço das ações realizadas em 2019 e projetou o trabalho para o ano recém-iniciado.

Em uma palavra, defina o ano de 2019 para a Copa.

Na verdade, seriam duas palavras: crescimento e maturidade.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas em 2019?

Por incrível que pareça, um dos principais problemas foi a dificuldade que o Governo do Tocantins tem em imprimir mudanças na legislação fiscal e tributária do estado, assustando a classe produtora rural. Como todos sabem, commodities, contratos de vendas futuras, contrato de fixação de preço e fixação de taxa de câmbio são firmados previamente, e a mudança da tributação no meio do jogo causou um transtorno muito grande. Isso foi bastante sentido e até hoje a gente vê um Executivo Estadual que promove alterações sem o suficiente diálogo com a classe produtora, o que de certa forma causa insegurança ao produtor e até para investidores. Esse é um problema que gostaria muito de ver superado em 2020.

Em um ano com dificuldades econômicas, como foi possível investir R$ 6 milhões na Unidade de Armazenagem I e ainda arrendar o armazém da Bunge? Como isso reflete nos serviços prestados aos cooperados?

Foi um ano de muita superação. Estamos trilhando um caminho de muito crescimento com maturidade e pés no chão. Conquistamos credibilidade junto aos agentes financeiros e fornecedores, para que pudéssemos captar esse recurso junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), operado pelo Banco da Amazônia, que possibilitou a ampliação e modernização do nosso armazém e o arrendamento da unidade II. Assim, temos condições de ofertar um melhor serviço e também diversificar a safra de verão. É uma conquista de todos os cooperados e só foi possível porque temos um quadro social engajado e participativo.

Como avalia a participação do cooperado no dia a dia da Coapa?

A participação do cooperado na vida societária da cooperativa tem aumentado significativamente. Isso e fruto de duas estratégias: a modernização da Coapa e a abertura para a inclusão de novos cooperados aliada as atividades de organização do quadro social. Temos um caminho a percorrer, mas a participação dos associados melhorou bastante.

A Coapa investe muito em eventos técnicos e disseminação de novas tecnologias. Qual o efeito prático disto?

É por meio da promoção de eventos técnicos, agronômicos e de gestão que melhoramos o desempenho e os resultados de nossos cooperados. Esse é um caminho sem volta. A Coapa quer ser reconhecida como uma cooperativa que investe no ser humano e na melhoria profissional. Neste aspecto, destaco a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins [Sescoop/TO], fundamental para que isso seja conquistado.

De que forma a cooperativa incentiva os colaboradores?

A Coapa é o espelho de um quadro de colaboradores altamente engajado, comprometido e capacitado. Temos orgulho de incentivar nossos profissionais, porque percebemos neles um potencial muito grande. Neste aspecto, constantemente eles participam de eventos de formação em nossa sede e em outras cidades brasileiras. A pessoa trabalha na cooperativa porque demonstrou algum talento e isso precisa ser valorizado. Focamos nisto. A Coapa se orgulha muita de seus colaboradores.

Como avalia o trabalho social da Coapa em 2019?

Uma das iniciativas mais importantes foi o Dia de Cooperar, um grande projeto de voluntariado. A meta para 2020 é intensificar o engajamento nas questões socioeconômicas dos municípios onde atuamos. Temos uma participação bastante ativa e estamos satisfeitos.

Qual a expectativa para a safra de grãos 2019/2020?

Sempre é otimista. Com o clima melhor, a expectativa é que tenhamos um ano agrícola produtivo e com remuneração satisfatória. A safrinha de milho também promete bons resultados. Nossa Unidade Técnica e Comercial está atuando junto aos cooperados visando minimizar riscos agronômicos e de desempenho econômico com bons pacotes de comercialização.

O que esperar de 2020?

Muitas conquistas, fruto da luta e da entrega. Vamos continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas e promover benefícios aos cooperados e colaboradores. Continuaremos com uma gestão focada e buscando incessantemente a eficácia.

Qual recado deixa para cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e moradores dos municípios da área de atuação da Coapa?

Todos nós da Coapa desejamos um ano de 2020 de muita sorte e sucesso e que tenham a convicção de que manteremos a identidade de quem respeita e considera bastante os princípios cooperativistas. Que neste ano tenhamos muita paz e saúde, pois assim temos forças para lutar. Um abraço fraternal a todos!

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil registra 11.130 casos de covid-19 e 486 mortes

Na região Norte, o Amazonas concentra o maior número de casos, com 417, além de 14 mortes.

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira