Tuesday, 17 de September de 2019

ECONOMIA


Fomento

Agência de Fomento lança nova linha de crédito direcionada para inovações tecnológicas

27 Apr 2019    14:11    alterado em 27/04 às 14:11
Antonio Gonçalves Agência de Fomento lança nova linha de crédito direcionada para inovações tecnológicas

A nova presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha, empossada no último dia 8 de fevereiro, anunciou o lançamento de mais uma linha de crédito, Inovacred, com recursos direcionados para inovações tecnológicas em qualquer segmento de mercado, seja no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos ou serviços, bem como inovação em marketing e organizacional no ambiente produtivo ou social.

O investimento disponibilizado é uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que investe na inovação desde o processo de pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. O crédito do Inovacred é o único que será parcelado em até 98 meses com valores que seguirá a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), mais 1% ou 2% adicional dependendo de onde a inovação se enquadra administrativamente.

Segundo a presidente Denise Rocha, entre os processos de pesquisa até a finalização do projeto, existem várias etapas que serão acompanhadas passo a passo pela Agência de Fomento.

“O dinheiro será liberado de acordo com a pesquisa, a primeira etapa será, por exemplo, em 24 meses, e assim sucessivamente. Contudo, ele só receberá o dinheiro de cada etapa por vez, ainda com a carência de seis meses. Então, até o processo final, ele fica praticamente 30 meses sem pagar com taxa de juros baixíssimas,” explicou Denise.

Com o limite já disponibilizado para o Inovacred, a Agência de Fomento disponibilizará o recurso financeiro na conta do solicitante no final do mês de maio. Apesar disso, a instituição já iniciou a captação de beneficiários para dar início ao alinhamento da documentação necessária.

“Buscamos com essa linha fomentar a demanda pela área da inovação no Tocantins e, estamos tentando mudar esse cenário atuando junto à indústria e comércio para encontrar empresas novas que queiram se desenvolver. Também conversamos com a Federação das Indústrias do Tocantins [Fieto] que tem um dos maiores públicos nesta área e já possui uma relação de clientes direcionados para esta linha, além do Instituto Euvaldo Lodi [IEL], que possui uma incubadora de empresas”, pontuou a presidente.

Avanços na gestão
A Agência de Fomento do Tocantins além do Inovacred, que possui um investimento diferenciado, mantém mais seis linhas de crédito, sendo elas: Microcrédito; Comércio e Serviços; Indústria; Turismo; Profissional Liberal; e Agronegócio, que antes era disponibilizada ao cliente com o financiamento em até 36 meses, e atualmente se estende ao prazo de 48 meses com taxas de juros na média de 2,5% ao mês, quando advindo de recurso próprio e, carência de até seis meses.

É importante ressaltar que a Fomento tem um diferencial das instituições bancárias, pois não exige a experiência de crédito e não cobra tarifa de manutenção, pois é direcionada para agir junto ao Governo do Tocantins no crescimento sustentável do Estado, com a missão de ajudar as pessoas a desenvolver os seus negócios.

A nova gestão ainda possui um projeto piloto, com a sugestão de atendimento distribuído em outras cidades, com a disponibilidade de 20 novas agências para fomentar o desenvolvimento; além de aumentar a equipe de gerentes à procura de clientes; desenvolver tecnologia própria e trabalhar na redução de custos, dentre outras despesas.

Segundo a presidente outras mudanças também estão sendo providenciadas, e algumas já eram exigências do Banco Central (Bacen) que não estavam sendo feitas, como as alterações no Manual de Crédito; alterações dos estatutos; a normalização e atualização no site; entre outros.

Agência de Fomento
A Fomento é uma instituição financeira constituída como sociedade de economia mista de capital fechado que pertence à administração indireta do Governo do Tocantins, e tem como objetivo principal financiar capital fixo e de giro para empreendimentos que favoreçam no desenvolvimento sustentável do Estado.

Para cumprir o seu papel, a agência possui sete linhas de crédito que atende o microempreendedor individual; comércio e serviços; turismo; profissional liberal; agronegócio; a indústria; e inovações tecnológicas (Inovacred). Todos possuem taxas mais baixas que as oferecidas pelo mercado.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Petrobras diz que não há previsão para reajuste de preços

Os ataques aéreos contra a refinaria de Abqaiq resultaram na elevação dos preços internacionais do petróleo.

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira