Monday, 22 de July de 2019

ECONOMIA


Tocantins

Agricultura debate sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região Sudoeste do Tocantins

11 May 2019    00:12    alterado em 11/05 às 00:12
Manoel Júnior Agricultura debate sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Região Sudoeste do Tocantins

Com proposta de debater o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizou uma reunião, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), com representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e agricultores de municípios da região Sudoeste do Tocantins.

Durante o encontro, na quarta-feira, 8, foram discutidos assuntos como o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Sustentável  da Região Agrícola  Irrigada do Sudoeste do Tocantins, como também a possibilidade de uma integração do Ministério da Agricultura  com a FAO, positiva, para desenvolver o Polo de Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste do Tocantins visando à análise da disponibilidade hídrica superficial e à segurança hídrica subterrânea. 

O secretário executivo da Seagro, Thiago Dourado, informou que o plano será elaborado objetivando que a expansão da agricultura no Tocantins seja realizada com responsabilidade ambiental, com soluções produtivas inovadoras e de alta produtividade, visando o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins. "O plano visa apoiar os produtores da região da Bacia do Rio Formoso do Tocantins no que diz respeito à expansão  das áreas irrigadas e subirrigadas e o desenvolvimento de uma agricultura sustentável", explicou.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chienelato, destacou  a importância do diálogo e da união dos esforços entre os atores envolvidos  em busca da melhor forma de administrar o potencial hídrico da região. “Precisamos utilizar com responsabilidade um bem tão precioso, para nosso desenvolvimento”, disse.

O  secretário de Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pedro Neto,  afirmou que o governo federal está apoiando a iniciativa do Tocantins e contribuindo para que os estudos técnicos sejam elaborados. “Para que não reste dúvidas com relação à efetividade da subirrigação, porém com total responsabilidade ambiental.

Segundo o consultor da FAO, José Roberto Borget, é necessária a defesa enfática da agricultura irrigada sustentável no país. "Identificamos, no Brasil, uma área de 5 milhões de hectares  a ser desenvolvida, mas somente aumentando a produtividade. O grande desafio desta região em estudo no Tocantins  é utilizar menos água, com mais eficiência, maior produtividade e redução do desperdício”, enfatizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira