O GIRASSOL

Palmas/TO,

Economia
Berlim

08/03/2020

Alemanha é prioridade na divulgação internacional do turismo tocantinense

Representando o Governo do Estado, Tom Lyra está em visita às principais empresas de turismo em Berlim.


Em Berlim, Tom Lyra tem atuado na divulgação dos atrativos tocantinenses

O Governo do Tocantins queraumentar o número de visitantes alemães e europeus no Brasil. Por conta disso,o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e EconomiaCriativa (Adetuc) e secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SICs), TomLyra está em visita às principais empresas de turismo em Berlim, Alemanha,desde a última terça, 3, principalmente para a divulgação das sete regiõesturísticas do Estado.

“A Alemanha é uma dasprioridades do plano internacional de marketing e do turismo para divulgardestinos tocantinenses no exterior”, afirmou o secretário Tom Lyra, nesta sexta,6, em Berlim. "Queremos nos aproximar cada vez mais da Alemanha",declarou,. "No ano passado, 20 milhões de europeus foram aos paísesasiáticos, mas apenas 2,5 milhões vieram ao Brasil e muito menos ainda para oTocantins. Por quê? Porque o Tocantins não se promovia", disse o gestor.

O Brasil recebeu no últimoano 330 mil turistas alemães. O objetivo da gestão Mauro Carlesse é que em Tocantinspossa alcançar 1% do total de turistas no Brasil em 2020. "Os alemãesgostam de viajar e estão dispostos a fazer viagens longas", disse TomLyra. Ele destacou como uma vantagem competitiva do Estado a relação cambialentre o euro e o real. "É mais barato passear no Tocantins do que viver naAlemanha", brincou o secretário.

Sem violência 

Ele também minimizouproblemas de violência envolvendo turistas no Tocantins. Segundo Tom Lyra, emrecente pesquisa, nenhum visitante estrangeiro ouvido relatou caso de violênciae 97% do total relatou que pretendia retornar ao Estado. "Eu já passei emvários países e só no Brasil vi jornais publicando na primeira página notíciasde turistas sendo atacados, mas no Tocantins não temos nenhum caso",afirmou. "No exterior eles dão a notícia, mas com menos destaque."

Tom Lyra está na capitalalemã para participar da feira internacional de turismo que foi cancelada paraevitar a propagação do Corona Vírus. “Mesmo assim, ele segue com uma intensaagenda de trabalho para lançamento internacional da marca “Descubra oTocantins", selo que identifica destinos turísticos e produtos do Estadono exterior. Ele foi acompanhado pela Gerente de Promoções Turísticas, MariaReis. A ITB Berlim seria uma das maiores feiras de turismo do mundo, eterminaria no dia 8; o Tocantins teria stand para divulgação e prospecção deturistas.

Investimento 

O governador Mauro Carlessepretende investir no mercado europeu cerca de 40% do marketing disponível paraa promoção do turismo tocantinense no exterior, em 2020. As ações serão focadasnas operadoras de turismo, nas companhias aéreas e em campanhas promocionais demídia e empresas de pesca esportiva. Ainda como parte do plano de marketing foicriada a marca "Descubra o Tocantins" e, por conta disso, foramabertas várias frentes de viagens, reuniões e eventos em nove países, entreeles a Alemanha. A estratégia foi elaborada pela consultoria que elaborou o PlanoEstadual de Turismo.

Segundo o secretário, um dosobjetivos do plano de marketing tocantinense é divulgar novos destinos turísticosno exterior, com especial atenção para a regiões do Jalapão, Serra Gerais eCantão, além da divulgação da pesca esportiva. "O Brasil é muito conhecidodevido ao Rio de Janeiro e São Paulo, mas há muitos outros destinos importantes,como o nosso Estado", ressalta Tom Lyra, lembrando que o plano prevê açõesem 18 países, seis deles europeus. Além da Alemanha, foram incluídosInglaterra, Espanha, França, Itália e Portugal.

Assuntos Relacionados
#Berlim
Confira Também