Sunday, 29 de November de 2020

ECONOMIA


Tocantins

Atividade produtiva segue estável, mas empresários da indústria mantém confiança, de acordo com pesquisa da Fieto

30 Oct 2020
Adilvan Nogueira Atividade produtiva segue estável, mas empresários da indústria mantém confiança, de acordo com pesquisa da Fieto

A atividade produtiva da indústria mostrou tendência à estabilidade neste 3º trimestre, de acordo com os indicadores da Sondagem Industrial, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO). O indicador de Evolução do Número de Empregados ficou exatamente na linha dos 50 pontos, mostrando que o número de pessoas empregadas na indústria permaneceu estável em setembro. Já o indicador de Evolução da Produção ficou um ponto abaixo desta linha ao registrar 49 pontos.

Em comparação com o 2º trimestre, quando estes mesmos indicadores registraram 52 e 54 pontos, respectivamente, o que indicava uma leve recuperação, os números deste 3º trimestre apresentam uma leve queda em relação à produção. No entanto, os empresários seguem confiantes de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) que passou de 59,8 pontos em setembro para 61,9 pontos no mês de outubro. Se comparado com o mesmo período do ano anterior, o índice teve 0,4 ponto de aumento.

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial, os empresários estão satisfeitos com o cenário financeiro. O indicador que mede a satisfação com a Situação Financeira ficou acima da linha divisória dos 50 pontos ao registrar 55 pontos. Na lista de obstáculos ao desenvolvimento industrial a Falta ou Alto Custo da Matéria-Prima foi o item mais mencionado tanto no Tocantins (57,89%) quanto na análise nacional (53,51%).

“O empresário da indústria do Tocantins tem demonstrado confiança para os próximos meses em seus negócios. Ultrapassamos o período considerado mais crítico e o segmento tem entendido que é hora de olhar para frente e inovar para superar esta crise agravada pela pandemia”, avalia o presidente da FIETO, Roberto Pires.

A Sondagem Industrial (trimestral) e o Índice de Confiança do Empresário Industrial (mensal) são realizados pelas federações de indústrias nos estados com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os empresários são consultados por meio de formulários que podem ser respondidos on-line ou por telefone. Os resultados das pesquisas são publicados na íntegra no site www.fieto.com.br no link Estudos e Pesquisas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Livrarias lançam campanha para atrair leitores para lojas físicas

Afetadas pela pandemia, livrarias ainda esperam retorno de clientes




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira