Thursday, 29 de October de 2020

ECONOMIA


Fecomércio-TO

CNC disponibiliza gratuitamente Empresômetro na internet

25 Feb 2015

Empresários, comerciantes, contadores e outros agentes públicos e privados podem ter acesso aos dados e números das micros e pequenas empresas brasileiras. O serviço, denominado de Empresômetro MPE, foi disponibilizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pode ser acessado gratuitamente no site da instituição: http://empresometrompe.cnc.org.br/.

O Empresômetro MPE nada mais é do que um portal de internet que contém os dados e os números acerca das micros e pequenas empresas do Brasil. O portal foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) especialmente para a CNC e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).

Contendo estatísticas das micros e pequenas empresas em todo o País, e do Simples Nacional, o portal monitora em tempo real a abertura e o fechamento desses tipos de empresas. O serviço é feito por cidade, estado e atividade econômica das mesmas. Além de disponibilizar outras informações relevantes sobre o setor como, por exemplo, a localização de todos os empreendimentos ativos.

"Estudos apontam que atualmente as MPEs são quase a totalidade das empresas existentes no Brasil, sendo responsáveis por 27% do PIB nacional e tendo, portanto, uma importância fundamental na economia brasileira devido à sua capacidade de geração de emprego e renda. O Empresômetro, oportuna iniciativa da CNC, serve para ser um guia a ser consultado sempre que necessário, especialmente por nossos agentes, tanto públicos, quanto privados, a fim de que possam nortear suas ações", disse o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

O sistema tem mais de 14 milhões de empreendimentos cadastrados e serve como um termômetro da economia nacional. E se propõe a ser uma ferramenta importante para a elaboração de políticas públicas e estratégias de mercado, já que, estudos do IBTP apontaram que a falta de planejamento é a causa do fechamento de mais de 70% das MPEs no Brasil.

O Empresômetro MPE também possibilita total transparência no fornecimento das informações públicas, levando-as a quem de direito deve ter acesso a elas: a população brasileira. Revela ainda, entre outros, o número da mortalidade das empresas, o regime de tributação das MPEs, principais MPEs por atividade econômica, o quantitativo da arrecadação do Simples Nacional e os valores dos faturamentos dessas empresas. E ainda o mapa das MPEs, dividindo essas nas suas devidas áreas, quais sejam: indústria, comércio, agronegócio e serviço, e oferece um simulador tributário para empresas prestadoras de serviços. Os dados estatísticos são apresentados em dois modelos: gráfico e tabela.

COMPARTILHE:


Confira também:


CTC AGRO

Governo inaugura Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural da Unitins

CTC Agro integra o Complexo de Ciências Agrárias da Unitins na Agrotins e foi construído com recursos de convênio da Embrapa com o Governo do Estado

Covid-19

Tocantins registra 293 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 232.923 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.106 casos confirmados. Destes, 62.740 pacientes estão recuperados, 11.271 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.095 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira