Sunday, 13 de October de 2019

ECONOMIA


Fecomércio

Confiança do empresário do comércio cresce novamente em setembro

27 Sep 2019    23:46    alterado em 27/09 às 23:46
Confiança do empresário do comércio cresce novamente em setembro

O mês de setembro foi marcado pelo crescimento na intenção do consumo. Outro índice que também sofreu acréscimo, foi o da Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Fecomércio Tocantins e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mensalmente. Em setembro o índice geral chegou a 126,7 pontos, o que corresponde a uma variação mensal de 1,4%, se comparado ao mesmo período do ano passado a variação positiva chega a 11,5%.

Na pesquisa são questionados itens que estão relacionados as condições atuais e sobre a expectativa para os próximos meses. Com relação as condições atuais, os empresários disseram em sua maioria (mais de 50%) que houve uma melhoria na economia, no setor do comércio e na sua empresa.

Já para os próximos meses, as expectativas são altas, já que 93% esperam melhoria na economia, 95,2% disseram acreditar que haverá melhora no comércio e 96,7%, em sua empresa.

“O estudo deste mês revela uma percepção mais otimista dos empresários, tanto em relação ao futuro quanto ao momento atual. Mesmo tímido, o crescimento da economia e do comércio, aliado ao comportamento mais positivo dos consumidores, contribuiu para esse cenário”, destacou José Roberto Tadros, presidente da CNC.

Sob esta perspectiva, o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, avalia que o cenário está mais positivo. “De modo geral, os empresários sempre tendem a ser otimistas, apesar de todas as dificuldades que enfrentam. Mas hoje estamos reestabelecendo esta confiança, porém é preciso ainda que circule mais dinheiro, sejam criados novos postos de trabalho e que a insegurança pare de rondar a vida dos empresários e consumidores de todo o país”, ressaltou.

 

Sobre o investimento em sua empresa, 47,1% consideram que fizeram investimentos um pouco maior neste mês. 70,5% disseram que ponderam aumentar a contratação de novos funcionários e 64,8% dizem estar seus estoques atuais adequados.  (Com informações da Ascom/CNC)

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira