Wednesday, 21 de August de 2019

ECONOMIA


Projeto

Desenvolve Palmas realiza plenária para a Região Sul e apresenta uma nova forma de trabalho e geração de renda

11 Dec 2014

Foi realizada na quarta-feira, 10, a 6ª plenária de apresentação do Projeto Desenvolve Palmas, desta vez para a Região Sul da Capital. O encontro aconteceu no Centro de Inovações e Aceleração de Palmas (CIAP), com o apoio da Associação dos Moradores da 1306 Sul e do Banco do Povo, contando com a presença de cerca de 30 pessoas interessadas na proposta de um novo modelo de trabalho e geração de renda.

De acordo com Juliete Oliveira, coordenadora geral, o Projeto Desenvolve Palmas está disponível para dar suporte a qualquer atividade econômica que se enquadre como um empreendimento de Economia Solidária. "Dentro dessa proposta, cabem tanto a produção de bens, como roupas e calçados, quanto o setor de serviços. Inclusive, estamos em contato com um grupo de mulheres que quer se organizar para prestar serviço na área da construção civil. E o momento não poderia ser melhor, pois as mulheres vêm se destacando nas obras, principalmente na etapa de acabamento, pois são notadas como mais detalhistas, observadoras, e pró-ativas", pontuou Juliete.

União e parceria
Outro ponto importante levantado pela coordenadora, que fez a apresentação do projeto na ocasião, foi a questão da união e parceria, características da Economia Solidária que podem render muitos frutos. "É importante que as pessoas cooperem entre si e não se vejam como concorrentes. Por exemplo, temos vários supermercados que se unem para comprar coletivamente um grande volume de mercadorias, o que diminui o preço de custo, fortalecendo a todos", explicou.

Para Valdemar do Carmo Pereira, superintendente do Banco do Povo, o trabalho associado traz ainda mais benefícios, pois fica muito mais fácil arcar com o pagamento de um empréstimo, uma vez que as parcelas são divididas entre os membros. "O Banco do Povo nasceu como Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária. Por isso mesmo, nós criamos mecanismos para facilitar a liberação de crédito para empreendimentos de Economia Solidária, como cooperativas e associações de setores diversos. Por exemplo, hoje, um empréstimo de R$ 10 mil reais pode ser pago em até 24 parcelas de R$ 470 reais, que dividido entre o grupo não fica pesado pra ninguém", ilustrou Valdemar.

Por fim, Gilvan Teles, presidente da Associação da 1306 Sul, agradeceu a todos pela presença e se mostrou bastante empolgado com o projeto. "Estamos muito animados com essa parceria com o Desenvolve Palmas, afinal, o projeto visa capacitar as pessoas desde a formalização, passando pela produção, administração e divulgação, até a comercialização. E nós temos tantas pessoas talentosas na nossa quadra, que costuram, cozinham para fora, prestam serviços. Enfim, pessoas que podem vir a ter o próprio negócio com a ajuda do projeto", finalizou.

Saiba mais: www.desenvolvepalmas.org

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira