Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ECONOMIA


Férias

Donos de supermercados, restaurantes e hotéis comemoram aumento nos lucros durante temporada de férias

07 Aug 2017

O crescente investimento na infraestrutura e na programação cultural durante a temporada de férias em Palmas rendeu bons frutos, e os comerciantes começam a contabilizar os ganhos obtidos durante todo o mês de julho. 
 
Para Rafael Henrique Holzbach, que é sócio de um quiosque na Praia da Graciosa e contabiliza anualmente os ganhos e a movimentação de clientes, a temporada foi a melhor dos últimos 10 anos. No ramo de alimentação há uma década, ele afirma: "Tivemos somente em julho um incremento de 35% no nosso faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado", explica.
 
Questionado sobre os fatores que explicam esse crescimento, o empresário afirma que a revitalização feita na Praia da Graciosa teve forte influência, além ações para manter o local sempre limpo e seguro. "A Graciosa tem vocação para o fim de tarde, para passeios, atividades noturnas. Recebemos os mais diversos públicos, principalmente de famílias que procuravam sossego, boa comida e, acima de tudo, curtir o pôr do sol", garante.
 
Holzbach afirma que seu restaurante atendeu cerca de três mil pessoas por fim de semana durante o mês de julho. "Acredito que o trabalho feito no estabelecimento, além da questão econômica, é o fator social. Quem vem até nós tem que ser bem recebido e se sentir acolhido em nossa cidade", finaliza.  
 
Turistas movimentam economia
 
Para a presidente da Associação Tocantinense de Supermercados, Maria de Fátima de Jesus, no geral, a movimentação foi intensa e agradou os comerciantes. Também dona de uma rede de supermercados na Capital, Maria de Fátima explica que a programação oficial promovida pela Prefeitura e particulares contribuiu para o resultado satisfatório no aumento das vendas. "Mesmo com a saída de muitos palmenses para outras cidades, nós recebemos um grande número de visitantes", lembra.
 
O vendedor de água de coco Edson Bandeira Dourado, de 64 anos, também sentiu o crescimento nas vendas no mês de julho. Para ele, a melhor parte foi durante o primeiro semestre. Aos domingos, Dourado muda de função e comercializa picolés na Praia da Graciosa. Cerca de 200 picolés foram vendidos por ele somente nos domingos da temporada de férias.
 
Dona de uma loja de roupas na Avenida JK, a empresária Jaqueline Messias chama a atenção para o fato de ter atendido turistas e também os palmenses que dividiram as férias entre a Capital e cidades do interior. "Todos os anos preparo o estoque de peças, já pensando na procura por roupas mais leves e também as de banho", explica a empresária. 
 
Setor hoteleiro aquecido
 
O empresário Marcos Koche, que possui um hotel na Capital com 1 ano e 5 meses de funcionamento, afirma que o ano de 2017 está se mostrando melhor em termos de recuperação da economia do que 2016. "A estruturação da rede turística, com mais opções de traslado, táxis, guias turísticos, restaurantes e casa noturnas, colaboram para que o hóspede ficasse por mais tempo em Palmas."
 
Koche comemora a elevação de 50% na ocupação em seu hotel durante o mês de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. "Identificamos muitos turistas em busca de nossas atrações, tais como o Lago de Palmas, as praias, cachoeiras de Taquaruçu e uma série de atrações que foram promovidas ao longo da temporada."
 
Diretora-geral de um hotel na Capital, Sheila Mégda explica que de janeiro a junho deste ano não houve aumento significativo na ocupação do hotel, mas em julho o local foi muito procurado. "Cremos que os incentivos da Prefeitura, os eventos da cidade e o aumento do turismo estão proporcionando esse crescimento. Estamos motivados a trazer treinamentos e qualificar nossa equipe para receber e hospedar todos os que vierem para Palmas."
 
Programação estratégica
 
A abertura da temporada contou com a realização do 1º Palmas Burguer, festival de hambúrguer, que durante toda a programação recebeu centenas de pessoas na Praia da Graciosa. O evento reuniu comerciantes e food trucks de diversas cidades do cidades do Tocantins, Bahia e também do Distrito Federal. A temporada contou também com shows regionais nas praias da Graciosa e das Arnos; corrida de rua, evento nacional de vôlei de praia, campeonato de voo livre de parapente, aula fitness, exposição de carros antigos, barrada da sustentabilidade e show nacional com Detonautas.
 
"Mostramos que temos potencialidades turísticas inigualáveis e praias permanentes que nos fortalecem como uma opção de atrativo turístico. A temporada foi muito positiva, fomentando a economia da cidade", comemora o secretário executivo da Agência Municipal de Turismo, Eudes de Assis.
 
"Essa temporada de férias vai entrar para a história. Nós conseguimos manter os palmenses na cidade e atrair os turistas. As praias e o Parque Cesamar estavam lotados todos os dias, mesmo durante a semana. Com a continuação da reforma das praias, a estrutura será bem melhor. A economia da cidade será fortalecida", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho.
 
Ainda conforme Coelho, mesmo com o cenário de crise no País, Palmas registrou crescimento na economia. "Foi o maior nos últimos 10 anos. Estamos reagindo a cada dia com estratégias bem definidas pela Prefeitura."
 
 
Edição: Lorena Karlla

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira