Saturday, 25 de January de 2020

ECONOMIA


Crescimento

Empresários da Capital comemoram boas vendas neste final de ano

29 Dec 2014

O ano de 2014 ainda não acabou, mas na Capital o comércio em geral comemora o saldo positivo nas vendas deste último mês do ano. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego aponta que em dezembro, só em Taquaralto, o aumento registrado nas vendas foi de até 16% em relação ao mesmo período de 2013. Na região Central da Capital, o comércio varejista apontou aumentou de até 10%, já o ramo de supermercados e comércio atacadista registrou até 24% de aumento.
 
Algumas concessionárias de veículos registraram variação nas vendas de 12% a 39%. Lojas de materiais de construção, à exemplo da JL Meurer registraram aumento de 10%. E no Centro de Comércio Popular de Palmas (Cecop) o aumento também foi positivo, 10% em relação ao mesmo período de 2013. O crescimento das vendas em todos os pontos que aceitam a bandeira Brasilcard, de 1º a 28 de dezembro foi de 20,11% maior que o mesmo período de 2013.
 
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), que tradicionalmente realiza uma campanha específica para o Natal, este ano as 202 lojas participantes movimentaram em torno de R$ 41 milhões em vendas. "A média geral foi em torno de 8%, mas isso varia de segmento para segmento, uns cresceram mais outros menos. Mas é um percentual bom, levando em consideração que nacionalmente o cenário é outro. Palmas teve um diferencial com a iluminação natalina que propiciou todo um clima de incentivo às compras e acreditamos até dia 31 de dezembro, esses números sejam incrementados", ressalta o presidente da CDL, Davi Gouveia.
 
O prefeito Carlos Amastha comemora os números. "São sem dúvida, muito positivos e o que queremos é isso mesmo. Numa época, onde a cidade esvaziava todos os anos, estamos vendo algo novo, o pessoal ficou na cidade e muitos vieram de fora. O comércio vendeu muito e o dinheiro circulou", disse Amastha.
 
A secretária Cleide Brandão reforça que o empresariado em geral destaca que o investimento na iluminação natalina e que o pagamento em dia do funcionalismo contribuiu para o aumento nas vendas. "Sabemos que o Brasil tem dados negativos, mas temos esses dois fatores como aliados neste ano de 2014 e ainda temos um mix de produtos com bastante variedade na Capital o que atrai não só o palmense, mas muitas pessoas de cidades vizinhas", afirma Cleide.
 
A movimentação na Vila do Papai Noel também é lembrada por Cleide. "Muitas famílias vieram de fora para conferir a iluminação, a Vila do Papai Noel, ficando alguns dias na Capital e conferindo a variedade de produtos no comércio local. E o resultado foi este, em todos os segmentos, tanto atacado quanto varejo, as vendas foram boas", destaca.
 
O empresário Kariello Coelho, que atua no ramo de calçados e enxoval, disse que em dezembro de 2014, suas vendas foram 18% maior que o mesmo período de 2013. "O clima natalino propiciado pela Prefeitura de Palmas fez com as pessoas fossem para as ruas admirar a iluminação, visitar as lojas e consequentemente, consumir, aproveitando as ofertas do comércio local", disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira