Sunday, 13 de October de 2019

ECONOMIA


Oriente

Governador Mauro Carlesse e comitiva visitam indústria de processamento de grãos em Dubai

03 Oct 2019    10:48    alterado em 03/10 às 10:48
Governador Mauro Carlesse e comitiva visitam indústria de processamento de grãos em Dubai

Na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, o governador Mauro Carlesse visitou a indústria Essa Al Ghurair Investment LLC (EGI), onde foi recebido pelo proprietário Abdulla Al Ghurair. O escritório da EGI está bem localizado em Dubai e suas instalações de fabricação estão estrategicamente localizadas no porto de Jebel Ali, um ponto central para uma logística internacional, facilitando as transações comerciais globais.

Segundo o governador Mauro Carlesse, a visita a uma grande empresa de Dubai, que processa grãos em larga escala, é uma oportunidade de conhecer as demandas dos Emirados Árabes que facilitaram o trabalho da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) na intermediação com o produtor do Tocantins.

“Nossa visita às indústrias Al Ghurair, além de estreitar os laços, também nos permite conhecer um pouco da realidade comercial da região dos Emirados Árabes, que facilitará nossas negociações futuras após a assinatura do memorando de entendimento”, pontuou o Governador.

A indústria Al Ghurair é o maior importador de açúcar do Oriente Médio e o maior produtor de farelo de soja que compra seus produtos do Japão, Holanda, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

O secretário da Seagro, César Halum, enfatizou que muitas empresas que ofertam os produtos brasileiros à empresa Al Ghurair compram alguns produtos no Tocantins, o que pode levar à possibilidade de ter safra dos produtores tocantinenses dentre os grãos processados pela Al Ghurair.

“Acompanhando um carregamento recém-chegado de 60 mil toneladas de milho vindo do Brasil, percebemos que a empresa que exporta esses produtos compra milho também no Tocantins. E é exatamente neste ponto que chegamos, não queremos atravessadores do que produzimos na nossa terra, pois queremos fazer uma venda direta para a indústria, e é isso que o Memorando de Entendimento que assinamos vai nos proporcionar, um contato direto com o nosso produtor, melhorando nosso potencial produtivo e alavancando a economia do nosso Estado”, destaca o secretário César Halum.

Com a assinatura do Memorando, o Governo do Estado aguarda todo o processo entrar em vigor, onde será instalado e terá um plano de negócio dentro de uma plataforma virtual ligada diretamente à Seagro em que o comprador dos Emirados Árabes acessa com sua demanda e a Secretaria localiza o produtor interessado.


Comitiva

Também acompanham o governador Mauro Carlesse os secretários da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando, e Extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresmin, além do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e o empresário, Volney Aquino Santos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira