https://global-convert.com/

singa8

https://deborahmartinfineart.com/

Singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/

https://admire.ch/products/

singa8 login

https://tinarbuka.com/

singa8

https://villadoux-interpark.com/

https://travelzmate.com/

https://travelzmate.com/tolak-angin/

Carregando...

Na Agrotins 2024

Decreto trata do Poliniza Tocantins; outra medida é um Projeto de Lei do transporte de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos) no Estado

-foto_20240517095359jpg.jpg

Em seu gabinete montado na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na quinta-feira 16, o decreto de N° 6.789 e o Projeto de Lei nº 7, de 15 de maio de 2024, que tratam diretamente da apicultura no Estado. A primeira assinatura é referente a utilização da polinização dirigida para o seu uso na agricultura (Poliniza Tocantins) e a outra, é sobre o transporte de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos), dentro do Estado do Tocantins.

“Estamos dando um passo importante para um setor que lá fora vem rendendo bons resultados, que é o uso de tecnologia de polinização de abelhas para aumentar a produtividade nas lavouras. Também estamos dando condições para a valorização da meliponicultura no Estado do Tocantins, estabelecendo diretrizes para o exercício da atividade, da abertura de mercado e do fortalecimento da cadeia produtiva”, disse o Governador.

Poliniza Tocantins

Para o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café de Sá, o decreto que institui o Poliniza Tocantins vai ajudar a aumentar a produtividade das lavouras tocantinenses. “O Governador hoje assinou dois documentos, um deles é um decreto que institui uma política de polinização de lavouras, de plantação de frutas, no qual serão utilizadas abelhas dos criadores aqui do Estado para fazer a polinização. Uma polinização assistida, organizada por uma instituição que trabalha com esse tipo de apoio. E que vai ajudar a aumentar a produtividade dessas lavouras. Existem estudos que há um ganho muito importante para esse produtor, a qualidade da semente, do fruto, que é polinizado pelas abelhas”, explicou o secretário na ocasião.

Conforme o documento assinado pelo Governador na Agrotins 2024, a Poliniza Tocantins tem por objetivo: fomentar a polinização dirigida como insumo da agricultura sustentável; aumentar a produção agrícola com sustentabilidade; elevar a produtividade do apicultor/meliponicultor; reduzir a emissão de dióxido de carbono na agricultura; prevenir potencial aumento de abertura de áreas para cultivo; reflorestar áreas com mudas de espécies florestais ou clones que sirvam de fonte de alimento e/ou abrigo aos polinizadores, em especial às abelhas; criar programa de capacitação de técnicos, agricultores, apicultores e meliponicultores; dentre outras vantagens.

Transporte de abelhas nativas

Já o Projeto de Lei nº 7, de 15 de maio de 2024, dispõe sobre a criação, o comércio, a conservação e o transporte de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos), no Estado do Tocantins. O Projeto estabelece diretrizes para o exercício da atividade, da abertura de mercado e do fortalecimento da cadeia produtiva. Ele também corrobora para o desenvolvimento sustentável, por meio do incentivo à conservação da biodiversidade local e da sustentabilidade dos ecossistemas, influenciadas direta ou indiretamente pelo manejo responsável.

“Esse Projeto de Lei regulamenta o transporte de abelhas nativas daqui, aquelas abelhas sem ferrão. Não podemos correr o risco de perder esse patrimônio tão importante. São as nossas abelhas que fazem a polinização de determinados tipos de frutos que só temos aqui na nossa região”, completou Jaime Café. (Fonte Secom)

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

O  Projeto Movimento foi idealizado pelo professor Felipe Trindade e desenvolvido numa escola estadual de Taquaruçu

Foram realizados sete procedimentos como alongamento e encurtamento ósseo e pé torto congênito

De acordo com os autos, as partes disputam o domínio de uma área rural de 6.606,60 hectares, no município de Darcinópolis, no Norte do Tocantins, cuja ação possui valor da causa expressivo.

Medidas assinados pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos fixam criação da Cidade do Automóvel, aprovação do Parque Tecnológico e estudos para a regularização da Vila Agrotins

Programa prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200 para estudantes de escolas públicas estaduais

Cinco vestidos, apresentados pela primeira vez na Festa da Colheita do Capim Dourado no povoado Mumbuca, na região do Jalapão, foram apresentados por modelos jalapoeiras

plugins premium WordPress
singa8

rp8888

singa8

slot demo

slot qris

singa8

rp8888

https://bertrodriguez-museum.org

https://journal.uecommercebintaro.ac.id/

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

singa8

92GLORY

http://vecas.org.vn/id/

https://admire.ch/vendor/