Thursday, 01 de October de 2020

ECONOMIA


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia

19 Oct 2019
Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ridoval Darci Chiareloto, visitou, nesta quinta-feira, 17, a empresa Porto Cereais, da família Tomazini, em Porto Nacional, que trabalha com exportação de feijão para os mercados da Índia e China. A visita foi realizada para conhecer o modelo de negócio da empresa que tem interesse em receber os incentivos fiscais concedidos  pelo Governo do Estado para ampliar produção e colocar seu produto no mercado interno.

Há dois anos instalada no município, a empresa Porto Cereais exporta três tipos de feijão, o feijão-mungo-verde, feijão-mungo-preto e o Adzuki que são muito consumidos pela culinária oriental. O produto é plantado pelos produtores de Lagoa da Confusão, onde toda produção é adquirida pela empresa para exportação. Neste primeiro semestre, a empresa enviou aos dois países 21 mil sacos do produto em parceria com a Arbasa Alimentos.

 Segundo o proprietário, Leonardo Alves de Faria, a empresa tem interesse em atender o mercado interno, já que toda produção é exportada, por isso está buscando ser beneficiada com os incentivos oferecidos pelo Governo do Estado para tornar o  produto mais competitivo no Estado e fora dele.

“Precisamos ser agressivos no mercado para enfrentar a concorrência local e os incentivos fiscais iriam reduzir nossa carga tributária para que o nosso feijão possa ser comercializado com preços bem competitivos no mercado interno”, afirmou.

A empresa possui uma Unidade Básica de Semente-UBS, onde são feitos a seleção, armazenamento e distribuição do produto com capacidade de mil sacos por dia, inclusive, com câmara fria, onde o feijão a ser exportado é armazenado à temperatura de 10 graus.

Segundo Leonardo, a empresa está com projeto para construir uma nova Unidade Básica de Semente com capacidade cinco vezes maior, aumentando também o número de empregos oferecidos. A empresa emprega atualmente 21 pessoas.


Visita

Na ocasião, o secretário Ridoval Chiareloto se reuniu com diretores da empresa, onde conheceu o projeto de implantação e expansão da empresa que é única no Estado neste modelo de negócio.  Ridoval Chiareloto apresentou aos diretores os incentivos fiscais que o Governo do Estado dispõe e os critérios para que a empresa possa requerê-los. “O Governo tem total interesse em apoiar empreendimentos como estes que ajudam no desenvolvimento e crescimento do Estado”, afirmou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 597 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 206.289 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 68.003 casos confirmados. Destes, 51.924 pacientes estão recuperados, 15.140 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 939 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Vice-governador Wanderlei Barbosa apresenta projetos de infraestrutura no encerramento do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

No encontro virtual o Vice-governador falou sobre a infraestrutura da região


Salários

Governo do Tocantins mantém pagamento dos servidores em dia e quita folha nesta quinta-feira, 1º

Com investimento de R$ 324.809.913,17, o Governo do Tocantins vem honrando o compromisso com o servidor, quitando a folha no 1° dia útil do mês subsequente ao trabalhado.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira