Saturday, 05 de December de 2020

ECONOMIA


CTC AGRO

Governo inaugura Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural da Unitins

29 Oct 2020
Governo inaugura Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural da Unitins

O Governo do Estado, por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), inaugura, no próximo dia 03 de novembro, o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), nova estrutura que integra o Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, localizado em um ambiente privilegiado de produção de pesquisa agropecuária, dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, e que abriga a Agrotins.

 

O CTC Agro tem uma área de 1.000 metros quadrados e dispõe de biblioteca, salas de treinamento, salas administrativas, banheiros e área de convivência. O prédio foi construído com recursos do Convênio Federal nº 748041/2010, entre o Governo do Estado, por meio da Unitins, e a Embrapa, sendo a obra executada diretamente pela Universidade.

 

A nova estrutura tem capacidade para receber até 200 pessoas em atividades de treinamento teórico-prática por turno e pode oferecer até cinco cursos simultaneamente. O centro já está equipado com estrutura mínima para o seu funcionamento, como internet, salas climatizadas, bebedouros, banheiros, datashow e computadores.

 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, conta que o convênio estava para ser cancelado em função do atraso na execução da obra, mas resgatou o processo logo que assumiu a Reitoria da Universidade, em 2018. Mostrando ao governador Mauro Carlesse a importância e relevância da obra, sendo o CTC Agro uma unidade que atenderia toda a estrutura do Estado para treinamentos, ensino, pesquisa e extensão rural, servindo também para os trabalhos e cursos da Seagro e do Ruraltins, por exemplo. O reitor conseguiu a liberação da contrapartida financeira do Estado para a execução da obra.

 

“O CTC Agro, com certeza, será referência na capacitação, principalmente para a mão de obra do Estado, atendendo e beneficiando diretamente extensionistas, técnicos, produtores rurais, alunos e professores”, destaca o reitor, ao falar sobre a importância do centro. Satisfeito com o resultado alcançado, o reitor declara que é com alegria e emoção que a Unitins entrega esta obra que, como ele reforça, contribuirá para o fortalecimento de todas as cadeiras produtivas do agronegócio.

 

Augusto Rezende menciona ainda a localização estratégica do CTC Agro, que está dentro do Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, uma estrutura que dispõe de dezenas de laboratórios, auditórios, salas de aula, alojamento, viveiro, apiário e muito mais numa área que tem vocação natural para o agronegócio. “É um ambiente em que podemos firmar várias parcerias, principalmente com o Ruraltins, Seagro, Embrapa e demais universidades responsáveis pela inovação e evolução do agronegócio do nosso Estado”, complementa.

 

Para o chefe-geral interino da Embrapa Pesca e Aquicultura, Alexandre Aires de Freitas, o CTC Agro é um espaço importante para o Tocantins, uma conquista. “Compartilho com todos da minha satisfação, meu orgulho de ver este espaço pronto. Acredito que lá nós teremos a junção do ensino, da pesquisa e da extensão, favorecendo assim a formação dos nossos multiplicadores”, ressalta o dirigente, defendendo que é preciso criar canais cada vez mais eficientes de promoção tecnológica, de divulgação e de capacitação na área do Agro. 

 

Alexandre Freitas pontua que o agronegócio está cada vez mais dinâmico, exigindo respostas mais eficientes e que é importante manter os profissionais da área atualizados sobre todas as novidades que são geradas pelas pesquisas agropecuárias. “Eu também tenho a expectativa que, a partir dele [CTC Agro], a parceria Unitins-Embrapa-Ruraltins seja fortalecida. Juntos, nós estaremos revigorando a agropecuária do Tocantins e servindo de referência para outros estados”, arremata.    

 

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, enfatiza que a parceira com a Unitins faz parte de um esforço do Governo para potencializar os cursos de agrárias no Estado, para uma atuação em conjunto, gerando um trabalho de extensão e proximidade com o produtor. “Nosso objetivo é que a gente consiga realizar este trabalho unificando força, e aí tem estrutura, laboratórios da Unitins, uma série de campos de trabalho que vamos compartilhar esses usos junto com extensionistas”, detalha o secretário.     

 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, Ana Flávia Gouveia de Faria, avalia que o centro é muito importante do ponto de vista da pesquisa, uma vez que é um espaço para divulgação dos resultados de pesquisa que, segundo ela, pode funcionar como treinamento técnico para estudantes e servidores. “A Unitins tem o privilégio de sediar este espaço e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Tocantins”, afirma a pró-reitora, que confessa estar orgulhosa por ter a oportunidade de fazer parte dessa conquista.

 

“Esse centro é fundamental para que as inovações produzidas pela Universidade e outras instituições parceiras possam alcançar o produtor rural. Isso impacta diretamente em termos de ganho social e econômico para Estado do Tocantins, a partir da melhoria da qualidade profissional e no incremento da produtividade em função da adoção de novas tecnologias”, ressalta o professor Expedito Cardoso, diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins.

 

Para o coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unitins/Câmpus Palmas, Arison José Pereira, o CTC Agro servirá não só aos projetos de extensão e trabalhos com agricultores, mas principalmente ao curso de Engenharia Agronômica. “O espaço vai permitir oferecer um maior número de aulas no Complexo de Ciências Agrárias aproximando a formação dos nossos acadêmicos com o campo, onde estão as áreas de pesquisas, os projetos, os trabalhos de extensão, a área de produção, os maquinários agrícolas, então vai melhorar as condições das aulas de Engenharia Agronômica no CCA”, garante o professor.   

 

O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Unitins/Câmpus Paraíso, professor Adriano Sérgio Queiroz, comemora o que considera uma conquista da sociedade tocantinense. “A Unitins vem investindo de forma sistemática na qualidade dos seus serviços que entrega à sociedade. O Centro é a comprovação desse empenho da Reitoria e que se traduz em ensino de qualidade”, ressalta pontuando que os alunos do curso de graduação também serão beneficiados diretamente com o espaço.  

 

Ordem de Serviço e Convênio

Durante a inauguração do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural, o governador do Estado, Mauro Carlesse, assinará uma Ordem de Serviço autorizando a realização de análise de mil amostras de solo em parceria da Unitins com o Ruraltins.

 

A pró-reitora Ana Flávia explica que a Unitins dispõe de um laboratório agroambiental que faz, principalmente, análises de solo. “O nosso laboratório já está se tornando referência no Estado e, em breve, começará a atender além de pesquisas internas, toda a comunidade, pois funcionará comercialmente”, informa a pró-reitora explicando que isso é resultado de investimento em busca dos selos de qualidade e autorização de funcionamento do laboratório.

 

Também será assinado o convênio da Unitins com o Ruraltins, que viabilizará o uso do CTC Agro para os cursos e atividades de extensão rural realizados pelo Instituto.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pesquisa

Índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral do Tocantins é de 94,2%

Levantamento realizado em anos eleitorais aponta ainda relevante aumento no nível de confiança do eleitor em relação à Justiça Eleitoral.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira