Serviço
15 Nov 2019
O Governo do Tocantins,
por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema
Nacional de Emprego (Sine), orienta trabalhadores
para que habilitem a Carteira de Trabalho Digital(CTPS Digital) e ensina o
passo a passo de como fazer o documento pela internet.
A carteira digital deverá, com o tempo, substituir a
carteira física. Até 2020 a carteira física deixará de ser emitida e entre as
vantagens, a nova carteira digital disponibilizará as informações no sistema,
podendo ser acessadas a qualquer momento.
Para acessar a Carteira
de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Acesso.gov.br. Para
aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da
CTPS Digital, ou clicando no link a seguir Acesso.gov.br
O documento também pode
ser feito via Aplicativo CTPS Digital, instalado em smartphones com sistema
operacional Android e IOS e funcionará como uma extensão do documento físico. Por meio
do aplicativo é possível, também, consultar os contratos de trabalho, em que
são disponibilizadas informações referentes aos seus vínculos como os dados da
empresa contratante e cargos e salários.
O gerente de planejamento do Sine Tocantins,
Raimundo Novaes (Badinho), explica que a recomendação do Ministério do Trabalho
é para que o próprio trabalhador entre no site Aplicativo.gov.br e faça o cadastro,
habilitando seu documento digital. “A proposta é para que a habilitação da
carteira de trabalho deixe de ser domínio do Sine e possa ser feita pelo
próprio aparelho celular, caso a pessoa tenha dificuldade pode se dirigir à
unidade do Sine em seu município”, explica.
Outra orientação é para
que, nos municípios onde não há Sine, as prefeituras disponibilizem um
computador, com acesso à internet, para que os trabalhadores habilitem o
documento digital; como também um técnico para orientar sobre como habilitar o
documento e sobre como funciona a CTPS Digital.
O diretor do Sine, José Alberto Guimarães (Gordo),
informa que a caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e
sendo o documento oficial do trabalhador e emitida pelo Sistema Nacional de
Emprego. “A tendência é que nos próximos anos o documento físico seja
substituído pelo digital. Recomendamos que os usuários não se preocupem com a
transição já que o sistema é seguro. Na carteira digital as informações estarão
disponíveis a qualquer momento”, afirma o diretor.
Outras vantagens apontadas pelo diretor se referem
à tecnologia. “A carteira de digital não molha, não rasga, não se perde. Com
relação às informações guardadas, o trabalhador terá o benefício de ter na
carteira digital todas as informações, evitando gastos, em tempo, facilitando o
processo da aposentadoria”, pontua.
A gerente de Núcleos do Sine, Meiri Bezerra,
informou que entre as ações, realizadas pelo Governo do Tocantins, para
orientar e fomentar a habilitação da Carteira de Trabalho Digital pode-se
destacar também as capacitações de técnicos dos Centros de Referência de
Assistência Social (CRAS) para a emissão de Carteiras de Trabalho Digitais
(CTPS- Digital), ações que vêm sendo realizadas em municípios do estado. O
trabalho é realizado via Sine, por meio da Setas, em parceria com a Secretaria
de Segurança Pública do Tocantins SSP-TO.
Nesta semana a equipe do Sine esteve fazendo as orientações
nos municípios de São Miguel do Tocantins, Sítio Novo, Luzinópolis e Angico.
Passo a
passo
Para ter o documento digital, com todas as
informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja de
aplicativos do telefone e procurar por “CTPS Digital” e baixar a ferramenta.
A próxima
tela são os informes:
Em seguida, irá aparecer uma tela com quatro opções
(Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas Frequentes). Quem tiver a senha cadastrada no cidadão.br e
Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha (será mesma senha para os dois
aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”:
Será necessário ler a política de privacidade,
concordar e aceitar.
Em seguida, será necessário digitar o CPF, a senha
e clicar novamente em “Entrar”.
Quem não tiver senha ainda, precisará criar uma,
clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”.
Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome,
data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no
exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas
no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o
trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas
sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de
Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É preciso acertar pelo
menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha
provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Caso o usuário não consiga acertar as respostas,
terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a
central 135 do INSS para auxílio.
Pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, é
possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de Trabalho. As opções
aparecem na terceira tela que se abre assim que o aplicativo é instalado. Nesse
caso não é necessário passar pela autenticação. Basta clicar na opção desejada,
preencher o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e comparecer a um
posto de atendimento para validar as informações e formalizar o pedido do
documento.
Algumas unidades de atendimento de emissão de CTPS
requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de sua preferência tem
essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no link.
Essa solicitação também pode ser feita pela internet,
caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço é o
https://precadastroctps.trabalho.gov.br.