Wednesday, 22 de January de 2020

ECONOMIA


Turismo

Governo discute fomento do turismo com municípios que compõem a região Turística dos Grandes Rios

04 Dec 2019
Governo discute fomento do turismo com municípios que compõem a região Turística dos Grandes Rios

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com a prefeitura de Colinas realizou nesta terça-feira, 03, a 4ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente da Região Turística Vale dos Grandes Rios. O encontro reuniu 11 municípios que compõem essa região para tratar sobre atualização de informações a respeito do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

A reunião teve como objetivo esclarecer informações sobre PDITS, sendo este um documento que apresenta o diagnóstico das potencialidades turísticas da região, e que servem de base para que tanto os governos estadual e municipal tenham elementos para elaborarem suas políticas públicas, oferecendo ainda a iniciativa provada um panorama de oportunidades para investimentos no setor.

Segundo a superintendente do turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, o fórum é de fundamental importância para que os municípios possam planejar suas ações e prioridades, no sentido de identificar as potencialidades de forma organizada e estruturada a fim de captar recursos junto ao Banco Mundial para investimentos na cadeia do turismo.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a reunião ´é o ponto de partida para o desenvolvimento do turismo sustentável nas regiões do Estado, sendo determinante para o desenvolvimento econômico e social. “O PDITS é um documento norteador de ações nas regiões turísticas que permitem investimentos, por meio de políticas públicas, além da geração de emprego e renda para a população local, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse”, enfatizou Lyra.

Ao todo 11 municípios compõem a Região dos Grandes Lagos, dentre eles Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Darcinópolis, Filadélfia, Guaraí, Itacajá, Pau D”arco, Pedro Afonso, Wanderlândia e Xambioá.


PDTIS

O Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo, criado pelo Governo Federal no âmbito do Ministério do Turismo é aquele que busca organizar intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, por meio de ações voltadas para o planejamento de regiões turísticas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), com vistas à obtenção de crédito de financiamento externo.

O PDTIS é o instrumento de planejamento do turismo em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. Deve, portanto, constituir o instrumento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a dirigir seus investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado turístico.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

CNC: intenção de consumo das famílias tem melhor janeiro desde 2015

Em relação ao mesmo período de 2019, crescimento foi de 1,2%


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira